Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Centro Carioca Artur da Távola: a música é para todos

Fotos: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Por Franciane Miranda

Um lugar especial localizado no coração da Tijuca. Um passeio inesquecível pelos encantos da música sentida em todas as suas expressões. Inaugurado em 2007, o Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola (CRMC) oferece uma experiência inesquecível para quem quer conhecer mais sobre um bom som carioca, claro!

O projeto dirigido por Rubens Kurin oferece uma experiência cultural única ao público. Uma caminhada que une a memória da música envolta aos diversos gêneros musicais, aliada às pesquisas que agregam muito conhecimento aos visitantes e participantes desta bela mansão construída em 1921. Sua missão é documentar toda sua história com uma reflexão científica e social para que futuras gerações possam apreciar esse legado.

O CRMC dispõe de espaço para espetáculos, exposições, oficinas de música, salas de aula para cursos e local para realização de workshops, entre outros projetos incríveis. Não poderia deixar de destacar o lindo auditório para mais de 150 pessoas, Maestro Paulo Moura, em homenagem ao brilhante músico paulista. Um ambiente para agregar valores e conhecimento para todas as idades.

Localizado em uma bela casa com arquitetura sinuosa, o casarão foi tombado pelo Patrimônio Histórico. A obra durou quase dois anos e hoje possui a missão de levar mais cultura aos cariocas e turistas da cidade. O lugar é administrado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura.

Um importante empreendimento que, além de preservar o patrimônio da nossa cidade maravilhosa, oferece mais qualidade de vida para população. Um local para relaxar e multiplicar os canais de ingresso à cultura. Um passeio educativo e cheio de surpresas, onde diversos estilos musicais: samba, hip hop, rock e funk se encontram para unir de maneira democrática, interativa e acessível todos que queiram se conectar com o universo musical.

Quem nunca ouviu falar que o mundo sem música não tem graça? Uma casa para todos os públicos e idades. Não importa se você possui o dom ou não, o projeto acolhe a todos que queiram usar a música como instrumento de transformação e crescimento das pessoas. Ela é um patrimônio de todos nós e o Centro é uma excelente forma de incluir, contar e preservar, de maneira autêntica e irreverente, a história da música carioca. Confere lá!

Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824. Aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

pt Português
X
Open chat