Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Uber disponibiliza ferramenta para motorista mulher receber chamadas apenas de usuárias

Foto: Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 

Na última terça-feira (8), a Uber divulgou para todo o Brasil uma nova ferramenta, chamada U-Elas, que permite a suas motoristas mulheres e de identidade não-binária receberem apenas chamadas de passageiras. Algumas usuárias já estão recebendo o comunicado por email da empresa, afirmando que as suas informações de gênero devem ser informadas para o uso da nova iniciativa.

A ferramenta U-Elas pode ser ligada a qualquer momento pelas motoristas e está entre as novidades anunciadas pela Uber para o programa Elas na Direção, criado em parceria com a Rede Mulher Empreendedora no fim de 2019. Campinas, Curitiba e Fortaleza já estavam na fase experimental do U-Elas há mais de um ano. De lá para cá, outros municípios ganharam a funcionalidade, que agora se estendeu a todo o país.

Neste primeiro momento, a ideia é que as motoristas tenham a opção de receber as chamadas das passageiras, mas no futuro as usuárias também poderão escolher motoristas mulheres ou de identidade não-binária. Espera-se que a iniciativa ajude a reduzir casos de violência de gênero que ocorreram no Uber nos últimos tempos.

No email enviado às usuárias, a Uber destaca que, além da nova ferramenta, o “compromisso com o empoderamento e a segurança das mulheres inclui outras iniciativas”, como conteúdos educativos e código de conduta que reforça tolerância zero a qualquer tipo de violência e assédio sexual.

pt Português
X
Open chat