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Empresidiário?? Vamos escalar?! (Parte 2)

Foto: Pixabay
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No artigo anterior falamos sobre as dificuldades que o empreendedor empresidiário enfrenta na vida pessoal e profissional. E apresentamos o que seria uma mitigação desse percurso empresarial, em uma escalada onde o aumento da receita do negócio, é inversamente proporcional mediante ao custo de produção, ou seja, o conceito de um negócio escalável.

Mas agora você deve estar se perguntando: Por onde eu começo esse tal negócio escalável?? Em tempos difíceis como esse, nada melhor do que apresentar o modelo de marketing de relacionamento / rede; tanto pelo seu baixo investimento, quanto por uma de suas maiores vantagens ser o fato dele ser extremamente escalável seguindo um modelo de franquia mais acessível. O trabalho consiste na atividade de um revendedor executivo, expandir mercado para a empresa onde ele escolheu empreender, arregimentando novos distribuidores. A empresa a qual você escolher se afiliar, também irá lhe oferecer descontos infinitamente melhores do que os do mercado convencional, quando desejar consumir os produtos da mesma, nesse empreendimento você será comissionado pelas suas vendas, de forma que naturalmente esse método se duplicará por toda a sua rede de afiliados, ao longo do tempo. Esse negócio se torna ainda mais escalável e rentável, quando um, ou vários desses novos integrantes inicia a criação da sua própria rede. A desvantagem para alguns nesse negócio, é o fato dele apresentar crescimento a longo prazo. De qualquer forma é uma construção com frutos para uma vida toda.

No entanto, outro exemplo de mercado, que segue o modelo de franquia na sua essência mais convencional, é por exemplo a famosa loja de chocolates Cacau Show, originada em 1988, em uma cozinha tipicamente caseira. E não se engane! A Cacau Show jamais seria o que é hoje se o seu fundador, Alexandre Costa não tivesse se encorajado a expandir a sua empresa para o modelo de franquias, espalhadas por todo o Brasil. E como se trata de um negócio escalável, a empesa já avança exportando as suas delicias para os Estados Unidos e Mercosul. Os lucros dessa empresa deliciosa, são frutos de uma atuação pautada em três canais de venda, quais sejam: No atacado, pela fabricação de chocolate para outras marcas/empresas; varejo, através de rede de lojas e de distribuidores, bem como vendendo diretamente ao consumidor final. Através das redes e distribuidores, certamente é a modalidade mais interessante de todo esse negócio, pois a empresa não perde nada ao ganhar novas redes de lojas distribuidoras no território, visto que ela ganha pela adesão de cada franquia e um percentual de suas respectivas vendas, ao longo de sua permanência no mercado. Por último e não menos importante você pode pesquisar também sobre as Startups!

Para te ajudar nessa missão eu reuni alguns itens fundamentais que Alex Osterwalder, definiu em 9 partes para um modelo de negócio, em seu livro, são eles:

  • A sua proposição de valor: o que você oferece que é único no mercado?
  • Os segmentos de clientes: quem é o cliente final?
  • Suas atividades chave: o que exatamente você realiza, e que irá consistir no produto ou serviço ofertado?
  • Suas parcerias estratégicas: que empresas parceiras ajudarão a compor melhor essa oferta?
  • Suas fontes de receita: como você cobra, e quais são os drivers de receita?
  • Sua estrutura de custos: quais drivers são geradores de custos?
  • Os recursos principais: qual a infraestrutura, recursos ou serviços de base?
  • Os canais de comunicação e distribuição: como o produto chega até o cliente?

Contudo, ambos irão exigir a sua dedicação, assim como o sucesso exige. O diferencial está na libertação de tempo e a oportunidade de escolha. E você? Ainda quer ser um empresidiário?

Luciana Marques
Executiva de Marketing e escritora
Instagram: @lucianamc10_

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