Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Gestão de finanças pessoais: um guia rápido e prático para aprender a poupar

Foto: Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

É possível poupar uma parte do salário mensalmente? Quanto devemos investir ou reservar? Falar sobre finanças pessoais ainda gera muitas dúvidas nos brasileiros, e o primeiro passo é ter um conhecimento básico. Para ajudar nessa missão, o aplicativo 12min, em parceria com a Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, prepararam o “Guia 12min de finanças pessoais”, com informações rápidas e relevantes para lidar melhor com o dinheiro.

O 12min é um aplicativo que condensa os pontos mais importantes de livros de não-ficção em leituras rápidas de áudio e texto. “Elaboramos esse guia para aqueles que desejam aprender sobre como lidar com o seu próprio dinheiro e mudar hábitos financeiros. Com os especialistas da Mobills, conseguimos abordar as principais dúvidas, dicas e ferramentas para um controle financeiro pessoal”, explica Guilherme Mendes, CEO do aplicativo.

Para começar, segundo Larissa Brioso, educadora financeira da startup, é preciso controlar todos os gastos. “A dica é registrar todos os valores recebidos, as contas pagas, as despesas inesperadas, toda a movimentação financeira. É comum usar uma planilha de gastos ou até mesmo um caderninho. Mas também temos o nosso aplicativo onde é possível administrar as finanças de um jeito fácil e automatizado”.

Há também a regra 50-15-35, em que 50% do orçamento precisa ser reservado para os gastos básicos, 15% da renda mensal deve ser poupada e 35% utilizada para outros gastos. “Reorganizar a vida financeira não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso se comprometer com esse objetivo e dar um passo de cada vez”, afirma Larissa.

O “Guia 12min de finanças pessoais” está disponível em formato de áudio e texto, também para não assinantes do aplicativo. Basta baixar o app 12min em iOS ou Android.
pt Português
X
Open chat