Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Jornal DR1: 100 edições e 5 anos levando informação de qualidade aos cariocas

Jornal DR1
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

O Jornal DR1, que desde o seu surgimento, há cinco aos, tem o propósito de levar informação confiável e de qualidade aos cariocas, chegou à sua 100ª edição. Já são muitas notícias e histórias divulgadas em nossas páginas sobre os mais diversos assuntos (Notícias do Rio, Economia, Política, Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Entretenimento, orientações jurídicas, além do conteúdo sempre bacana e diversificado dos nossos colunistas), e você, leitor, já faz parte disso tudo e é nosso parceiro nessa caminhada.

Desde que a primeira edição foi às bancas, em 15 de dezembro de 2016, a gente mantém o foco de ser um jornal de referência, com informações atualizadas para deixar os nossos leitores a par do que de mais importante acontece. Com o slogan “Compromisso com a verdade. Sua cidade, seu jornal”, cumprimos com muito rigor o objetivo que destacamos na nossa edição número 1: estar a “serviço do cidadão” e “perto do público, com histórias que, além de informar, possam emocionar, formar e ajudar a construir uma sociedade mais justa e fraterna”.

O jornal, que passou por uma reformulação em 2021, deixando de ser Jornal Diário do Rio, passando a se chamar Jornal DR1, a ter 28 páginas e a ser publicado semanalmente, nasceu de um sonho de infância da nossa diretora-geral, a advogada Ana Cristina Campelo Lemos. “Meu avó tinha uma máquina de datilografia, ele escrevia e pendurava as páginas para secar. Depois, costurava as páginas e mandava os meninos saírem na rua pra entregar para as pessoas. Era um jornal, feito nos moldes da época. E um dia eu falei que também teria um jornal”, destaca.

“Eu passei a ter esse jornal, que tem distribuição gratuita, como segunda atividade minha e estou curtindo muito. Então, de vez em quando, sai de cena a Ana Cristina advogada e entra em cena a Ana Cristina diretora do jornal. E a coisa vai caminhando e está indo muito bem”, completou. Além do nosso site (jornaldr1.com.br), que é atualizado diariamente, estamos presentes e atuando maciçamente em todas as principais redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e Linkedin), que juntas agregam mais de 107 mil seguidores.

Compromisso com a verdade dos fatos

O jornal sempre aborda assuntos relevantes e de interesse público. Na edição de número 1, por exemplo, nosso destaque foi a terceirização da mão de obra no Brasil, recurso que passou a ser muito usado por empresários para economizar no pagamento de encargos trabalhistas e que, por consequência, trouxe muito prejuízo aos trabalhadores.

Na ocasião, em dezembro de 2016, governo, classe política, patrões e empregados discutiam e disputavam as mudanças na legislação, que passaria a permitir a contratação indireta de pessoal para todas as atividades em todos os setores produtivos ou de serviços, inclusive atividade-fim.

Na edição 25 do jornal, lançada em setembro de 2018, destaque para as eleições que batiam à porta para escolha do presidente da república, deputados, senadores e governadores. Além de listar os candidatos que disputariam a preferência dos eleitores, destacamos a importância do voto na consolidação da cidadania.

A polêmica em torno da Medida Provisória (MP) 905, divulgada em 11 de novembro de 2019, foi o destaque da edição 50, depois da aprovação da também polêmica reforma da previdência. A medida passaria a flexibilizar leis trabalhistas, como o trabalho aos domingos e feriados, a taxação do seguro-desemprego, redução do FGTS, da multa por demissão sem justa causa, a diminuição do adicional de periculosidade, entre outros. Com a MP, o governo e sua equipe econômica tratavam de fazer uma nova reforma trabalhista, só que desta vez de forma fatiada.

Já na edição 75, divulgada em novembro de 2020, falamos sobre o desafio que o novo prefeito do Rio de Janeiro iria ter para recuperar a cidade. Na ocasião, dois candidatos disputavam a preferência dos eleitores no segundo turno: Eduardo Paes e Marcelo Crivela. Abordamos as promessas de cada um para solucionar os problemas que há anos assolam a cidade para que os nossos leitores pudessem fazer a melhor escolha – dias depois, Paes conseguiria se eleger com a maioria dos votos.

Prêmios

Sempre atualizado e prezando pela qualidade, o jornal já recebeu vários prêmios, em diversas categorias, que coroam o trabalho de excelência realizado desde seu surgimento. Confira abaixo alguns dos prêmios conquistados:

  • Instituto Cultural da Fraternidade Universal (ICFU) – Prêmio Excelência em Jornalismo, segmento: Jornalismo Informativo (São Paulo, 2017)
  • Instituto Cultural da Fraternidade Universal (ICFU) – Prêmio Jornalismo Empreendedor (São Paulo, 2018)
  • Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC) – Prêmio Referência Nacional e Qualidade Empresarial 2018 e 2019 (São Paulo)
  • Instituto Cultural da Fraternidade Universal (ICFU) – Prêmio Destaque Jornalístico, segmento: Qualidade em Matérias Jornalísticas (São Paulo, 2018)
  • Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC) – Prêmio Referência Nacional Ação Social 2019 e 2020 (Brasília)
  • Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC) – Medalha Cruz da Referência Nacional na Sociedade, Comunicação e Cultura (Rio de Janeiro, 2019)
  • Instituto Cultural da Fraternidade Universal (ICFU) – Prêmio Performance de Excelência, segmento: Jornalismo (São Paulo, 2019)
  • Instituto Cultural da Fraternidade Universal (ICFU) – Prêmio Destaque Jornalístico 2020, segmento: Jornalismo Informativo (São Paulo).
  • Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC) – Selo Apoiador Cultural 2020.
  • Instituto Nacional da Qualidade Social (INQS) – Prêmio Master Águia Americana 2020, segmento: Notícias e Entretenimento (São Paulo, 2020)
  • International Quality Company (IQC) – Prêmio Quality Brasil 2020, segmento: Canal de Notícias (São Paulo, 2020)
  • Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo (FALASP) – Medalha Presidente Café Filho (São Paulo, 2020)
  • Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC) – Prêmio Referência Nacional e Qualidade Empresarial, categoria ouro (São Paulo, 2020)

Que outras centenas de edições do Jornal DR1 venham pela frente, sempre com boas notícias!!!

pt Português
X
Open chat