Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

eSports: o que é?

Foto: Reprodução/Riot Games
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Com intuito de deixar o leitor por dentro do mundo eletrônico, posso falar aqui na coluna sobre diversos assuntos, mas é possível que você não esteja por dentro de todos eles. Então, hoje explicarei para você o que é eSports.

Os Esportes Eletrônicos, ou eSports, são uma nova modalidade que surgiu ao decorrer dos tempos modernos, que vêm se destacando no mundo inteiro, atraindo um monte de jovens e adultos. Por meios desses jogos, existem disputas de jogos eletrônicos onde os jogadores, ou melhor dizendo, atletas profissionais, são assistidos em torneio presencias ou online, em plataformas de streaming ou canais de TV.

Sabemos que os joguinhos que a gente tanto ama são uma diversão e tanta, mas para o lado profissional, começou a existir um cenário mais competitivo, algo mais sério, podendo até então chegar a ser mundialmente representado.

Em 19 de outubro de 1972, foi feito um torneio na Universidade de Stanford, nos EUA, com um joguinho chamado Spacewar. O nome foi dado de “Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar”, sendo considerada a primeira competição de eSports registrada com um prêmio de um ano de assinatura da revista Rolling Stone. Para a época, acredito que era um prêmio “top!”.

Agora você consegue entender o que é eSports? Não é nada mais, nada menos, que competição de jogos digitais.

O jogo é do eSports?

Se você tem dúvidas se um jogo pode ser considerado parte do esporte eletrônico, é só você pensar no nível de competição dele. O jogo sendo digital, para o nível de competição possa estar envolvendo muitos adversários e que se tornaria motivo de ter um campeonato próprio… São com esses requisitos que você consegue chegar mais próximo da definição. Hoje em dia, qualquer jogo pode ser considerado parte do eSports, simplesmente pelas empresas estarem focando justamente para esse lado competitivo.

Atletas eSports

Uma das coisas que as pessoas questionam bastante é sobre os jogadores profissionais, também chamados de pro players. Eles são considerados Atletas? A resposta é: sim! São profissionais da mesma forma que os de esportes tradicionais. O eSport também te faz seguir certas dietas, exercícios tanto para a preparação físico quanto para a psicológica. Um mal exercício ou falta de treino podem levar você a um desempenho baixo ou desfoque em grupo.

Um preparamento de um atleta de esporte eletrônico pode se comparar a de um atleta tradicional de xadrez, em que a memória muscular, o intelecto, a rapidez e a estratégia podem ser fatores fundamentais para ganhar o jogo.

Jogos em destaque

Na história, os eSports eram dirigidos a um público certo, com poucas representações, mas hoje em dia são uma das modalidades que mais crescem, justamente por fazerem parte dos meios de comunicação. Hoje, temos a Twitch, uma plataforma acessível para que você possa assistir ao seu jogo sempre que estiver sendo transmitido.

Um dos jogos que mais chamam a atenção no cenário do esporte eletrônico foi o Netrek, de 1988, mas que somente em 1993 foi considerado um jogo de eSports pela revista Wired. Hoje, temos League of Legends, Rainbow Six Siege, Rocket League, Dota 2, StarCraft, o tradicional de muitas infâncias o Counter Strike, Fortnite, Free Fire, PES, FIFA, NBA e entre outros jogos que existem por aí.

pt Português
X
Open chat