Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Nosso Planeta: Agenda Ambiental – Como surgiu?

Foto: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Apesar do “homo Sapiens” se relacionar com a natureza desde o início da humanidade, a preocupação com os impactos negativos decorrentes de sua conduta é algo recente em nossa história. Mas afinal, quando a sociedade passou a se preocupar com o meio ambiente?

Há quem diga que surgiu na Revolução Industrial como resposta à industrialização. Outros afirmam que foi logo após a Segunda Guerra Mundial e o medo de uma poluição radioativa.

Em 1962, é lançado o livro “A Primavera Silenciosa”, da escritora e cientista americana Rachel Carson, criticando o uso dos agrotóxicos e destaca a do a importância de protegermos a saúde humana e o meio ambiente. Em 2006 o The Guardian considerou a cientista como sendo a pessoa que mais contribuiu para a defesa do meio ambiente.

Em 1969, temos um fato histórico: a primeira foto da Terra vista do espaço. Para algumas pessoas o retrato de um ponto azul solitário na imensidão da galáxia ascendeu na consciência coletiva a necessidade de protegê-lo.

Contudo, em 1972, em razão da crescente preocupação mundial sobre o uso racional e sustentável do nosso planeta e de seus recursos, temos o primeiro chamado para a criação de um novo paradigma socioeconômico mundial com a convocação da ONU para a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente humano, em Estocolmo, Suécia, que terminou com a Declaração sobre o Ambiente Humano ou simplesmente, Declaração de Estocolmo.

Naquele momento, tem-se pela primeira vez uma agenda internacional de questões ambientais, incluindo direito ambiental, direitos humanos, gestão de recursos naturais, prevenção da poluição e relação entre ambiente e desenvolvimento, estendendo-se até a necessidade de se abolir as armas de destruição em massa. E neste mesmo ano é criado a ONU Meio Ambiente.

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro”.

Rafael Zarvos
Advogado e fundador da Oceano Resíduos, especialista em ESG.
rafael@oceanoresiduos.com.br
@rafaelzarvos

pt Português
X
Open chat