Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Parada do Orgulho LGBTQIA+ fecha Junho em NY com milhares de pessoas nas ruas

Foto: Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Junho é o mês mais especial para muitos na comunidade LGBT e no último Domingo (27 de Junho/2021) centenas de milhares de pessoas tomaram as principais ruas de Manhatam em Nova York celebrando o mês do orgulho Gay, ou melhor dizendo, o mês dedicado a celebração do orgulho LGBTQIA+.

Tendo sido o 51º ano de realização do evento, o NYC Pride iluminou a cidade com uma variedade de festas, eventos, conferências e, claro, um desfile incrível e colorido, relacionado a comunidade LGBTQIA+.

Tudo começou em Junho de 1969 quando ocorreu primeiro Pride Rally de Nova York após os motins de Stonewall, que lançaram o moderno Movimento pelos Direitos dos Gays. Na manhã de 28 de junho de 1969, a polícia invadiu o Stonewall Inn, um bar gay local em Greenwich Village que representava muito a cultura LGBTQ underground da cidade. Após esses ataques violentos e discriminatórios, 500 pessoas se reuniram para uma manifestação “Gay Power” no Washington Square Park um mês depois. Isso foi seguido por uma vigília à luz de velas na Praça Sheridan. Um ano depois, em 1970, a primeira Marcha do Orgulho de Nova York aconteceu em 28 de junho.

O Orgulho Gay de Nova York deu continuidade a essa tradição, hospedando o evento em vários locais da cidade. A marcha passa pelo local do Stonewall Inn na Christopher Street, local dos distúrbios de Stonewall em junho de 1969. Hoje, a Parada do Orgulho Gay de Nova York rivaliza com a Parada do Orgulho Gay de São Paulo e a Parada do Orgulho de Madrid como a maior parada do orgulho do mundo, atraindo todos os anos, em junho, centenas de milhares de participantes e milhões de espectadores nas calçadas.

Todos os anos, durante o Gay Pride New York, há uma série de festas e celebrações que acontecem em toda a cidade de Nova York e continuam até a parada final do Pride, que acontece no final de junho. Embora o desfile principal geralmente ocorra no coração de Manhatten, os eventos de orgulho costumam ocorrer em outras áreas da cidade também, incluindo Brooklyn e Staten Island.

O objetivo do movimento do Orgulho de Nova York, como de qualquer outro movimento, é buscar um futuro sem discriminação. Um futuro em que as pessoas LGBTQIA+ não só possam ser reconhecidas e aceitas, mas também um futuro em que possam gozar dos mesmos direitos que todas as outras pessoas. O objetivo do Gay Pride New York é promover um rico programa de eventos que possa inspirar, comemorar, educar e celebrar cada sombra do arco-íris símbolo do orgulho.

Silvina Rios
Advogada brasileira, especialista em imigração para os EUA
srios@vivendonoseua.com.br
www.vivendonoseua.com.br

pt Português
X
Open chat