Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Prefeitura do Rio lança Caderno de Encargos do Carnaval de Rua de 2022

Bloco desfila sob os Arcos da Lapa no Carnaval de 2020. (Foto: Nelson Perez / Riotur)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

A Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, lançou o Caderno de Encargos dos Desfiles dos Blocos de Rua. Empresas interessadas em serem parceiras do evento terão um mês para apresentar suas propostas. Essa é mais uma etapa do processo de planejamento da cidade para o Carnaval de 2022, desde que o cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 e as determinações dos órgãos competentes no combate à doença sejam favoráveis à realização da festa.

O Caderno de Encargos é uma orientação para as empresas que pretendam apresentar propostas de produção e implementação de infraestrutura de suporte aos desfiles dos blocos de rua para o Carnaval do Rio 2022 e para as áreas de entorno onde acontecerão os cortejos, de acordo com o projeto e cronograma aprovados pela Riotur. Ao todo, serão 40 dias de festa, que compreendem os períodos antes, durante e pós-Carnaval, entre os dias 27 de janeiro e 06 de março. Toda a programação estará disponível num site criado especialmente para os blocos de rua, em português, inglês e espanhol.

O documento foi publicado na edição de sexta-feira (20/08) no Diário Oficial da Prefeitura do Rio e também está disponível no site da Riotur, na aba Editais e Avisos. Os interessados devem apresentar suas propostas até o dia 21 de setembro para o e-mail riotur.selecaopublica@gmail.com. Ainda em setembro, o vencedor — ou os vencedores — será conhecido.

A prefeitura disse que em toda a cidade serão espalhados 34 mil banheiros químicos, 10% deles acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme determina a Lei Federal 10.098/2000. A acessibilidade também estará presente no aplicativo que será criado com toda a programação do Carnaval do Rio 2022, de maneira a atender diferentes necessidades, com recursos como Libras, descrição de imagens e conversor de conteúdo escrito para áudio, entre outros. A ação é uma parceria da Riotur com a Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência (SMPD).

Além disso, conforme a prefeitura, QR Codes com informações que possam ajudar mulheres vítimas de assédio ou qualquer tipo de violência serão distribuídos aos foliões, assim como tatuagens temporárias e adesivos com o tema da campanha de combate ao assédio. A ação é uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Mulher (SPM-RIO) em parceria com a Riotur.

pt Português
X
Open chat