Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Exposição no espaço cultural do Ceperj aborda o universo feminino

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

A exposição “O Feminino – o olhar do autor”, de Thelma Levy e Chris Acyoli, está aberta ao público até o dia 13 de outubro na Sala Djanira, espaço cultural da Fundação Ceperj. As esculturas da mostra têm a proposta de explorar o universo femino e sua complementaridade com o masculino.

Thelma foi chamada por Chris para dividir a exposição, os dois artistas viram uma grande ligação entre suas peças e ideias.

– O que nos levou a descobrir esses links na arte foram nossas afinidades pessoais que nos tornaram grandes amigos, nossos valores e questionamentos. Claro, ninguém é igual, mas temos lá no fundo um ponto em comum – destaca a artista.

Para o nome da exposição usaram “o feminino”, por parte de Thelma, e “o olhar do autor”, por parte de Chris. A visão do feminino em suas obras parte da sua perspectiva e olhar próprios para esse universo.
Nas obras de Thelma é possível perceber uma predileção da artista pela formas de mãos e pés femininos. Sua arte, segundo ela, traz uma pitada de surrealismo sempre buscando simbolizar atitudes feministas.

– Uma atitude fala mais do que cem palavras. Essas atitudes são o que as mulheres trazem desde as sufragistas. Elas foram conquistando através da sua garra, força e vontade. Como eu, que depois de quarenta anos, decidi que ia realizar o desejo de ser escultora – diz a artista.

Dentre as peças da exposição, uma delas ganha o carinho especial dos dois artistas. Para eles, trata-se da mensagem primordial. Intitulada “Moça com brinco de pérola”, a escultura criada por Thelma, traz um novo olhar sobre a pintura de Vermeer de mesmo nome. A peça foi premiada em 2018.

SERVIÇO

Exposição “O Feminino – O ponto de vista do autor”

22 de setembro a 13 de outubro

Galeria de Artes Sala Djanira – Avenida carlos Peixoto, 54 – Térreo, Botafogo. De segunda a sexta, das 10h às 16 horas

Entrada Gratuita

pt Português
X
Open chat