Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

JEB’s vai trazer nove instalações temporárias ao Parque Olímpico da Barra

Competição que será retomada após hiato de 17 anos terá a disputa em 17 modalidades entre 29 de outubro e 5 de novembro e um time estelar de embaixadores (Foto: Governo Federal)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Um time de mais de 25 profissionais, que serão 75 até o fim do mês, já está de forma permanente no Rio de Janeiro para a reta final de preparativos para a retomada dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). Um trabalho que envolve logística de transporte, hospedagem, alimentação, envelopamento de arenas e consolidação de estruturas. O evento está programado para ser realizado pela primeira vez em 17 anos entre 29 de outubro e 5 de novembro, numa edição voltada para estudantes com idade entre 12 e 14 anos.

O programa prevê a disputa em 17 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Dezesseis terão como palco o Parque Olímpico da Barra, coração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Os estudantes vão disputar provas nas Arenas Cariocas 1, 2 e 3, no velódromo e no Centro Olímpico de Tênis. Além disso, nove instalações temporárias serão erguidas, com espaço para quatro quadras de futsal, uma de handebol, uma para a disputa de tênis de mesa e outra para o badminton, além de espaços para alimentação, entretenimento e centros de convivência.

A única das 17 modalidades que não terá o Parque Olímpico como sede será o atletismo, que terá as provas no Centro De Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), uma das instalações militares que passou por reformas com recursos do Governo Federal antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Seletivas

Em função das diferentes realidades estaduais diante da pandemia do novo coronavírus, as seletivas para definição das equipes que vão representar cada uma das Unidades Federativas terão modelos diversos.

“Nos casos em que não for possível realizar seletivas esportivas estaduais, a definição da delegação poderá adotar critérios como rankings estaduais e convocações por critérios técnicos das federações esportivas e escolares dos estados e do Distrito Federal”, explicou Everson Ciccarini, diretor geral dos JEB’s. A definição oficial do número de integrantes por delegação sairá até o fim de setembro.

Segundo Ciccarini, assim como todos os eventos que vêm sendo realizados no Parque Olímpico da Barra ao longo do ano, os JEB’s terão uma série de protocolos sanitários para garantir a segurança de deslocamento e competição de todos os estudantes.

Pirâmide invertida

Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em 2022: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Além disso, o país garantiu, na última semana, o direito de sediar em 2023 os Jogos Mundiais Escolares Sub-15, que tiveram a primeira edição em Belgrado, na Sérvia. Na ocasião, o Brasil levou uma delegação enxuta, de 28 atletas, e conquistou o título do futebol feminino e outras cinco medalhas de bronze no wrestling.

“Sempre bati na tecla de que era importante inverter a pirâmide esportiva brasileira e apostar no desporto escolar e de base. Com os JEB’s, o Sul-Americano e o Mundial em nosso horizonte, os nossos estudantes terão muito estímulo para investir no esporte como opção”, afirmou o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães.

Embaixadores estelares

Como forma de investir em espelhos e de motivar ainda mais os estudantes-atletas, a retomada dos JEB’s terá um time estelar de embaixadores. A mais recente incluída na lista foi a campeã olímpica Rebeca Andrade, da ginástica artística. Além dela, a competição terá o apoio de Natália Falavigna (campeã mundial e medalhista olímpica no taekwondo), Daiane dos Santos (campeã mundial na ginástica artística), Fofão (levantadora campeã olímpica pela Seleção Brasileira em 2008), Helen Luz (campeã mundial e medalhista olímpica no basquete), Maurren Maggi (única brasileira campeã olímpica no atletismo, com o título no salto em distância, em 2008), Jacqueline Silva (campeã olímpica no vôlei de praia em 1996), Mayra Aguiar (bicampeã mundial no judô e três vezes medalhista olímpica) e Flávia Saraiva (destaque da seleção de ginástica artística) no time feminino de embaixadoras.

Entre os homens, são embaixadores os craques do futebol Thiago Silva, Emerson Sheik, Zico e Edmilson, a estrela do futsal Falcão, Tiago Camilo (medalhista olímpico no judô), Joaquim Cruz (o campeão olímpico do atletismo), Nenê Hilário (17 anos pela NBA), Sandro Dias (multicampeão no skate), Daniel Dias (14 ouros em Jogos Paralímpicos na natação), Arthur Zanetti (campeão olímpico na ginástica artística), Serginho e Giba (campeões olímpicos no vôlei), André Domingos (medalhista olímpico no atletismo), José Aldo (bicampeão do UFC) e Renzo Gracie (mestre em jiu-jitsu).

A lista conta ainda com três atletas olímpicos que hoje trabalham na Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania: Bruno Souza, que disputou os Jogos de Atenas 2004 e Pequim 2008 no handebol, atual secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR); Fabíola Molina, nadadora que disputou as Olimpíadas de Sydney 2000, Pequim 2008 e Londres 2012, atual secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS); e Luisa Parente, ginasta que disputou os Jogos de Seul 1988 e Barcelona 1992, atual secretária da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ).

pt Português
X
Open chat