Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Sala de Cultura Leila Diniz é reaberta com exposição do Arquivo Público

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

As portas do espaço cultural da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (Ioerj) se abriram novamente , trazendo a exposição “Arquivo Público, 90 anos de memória” nesta semana.

Os visitantes podem ver como eram pontos importantes, como o Cais do Porto, a Praça Mauá, a Avenida Rodrigues Alves, a rodoviária Novo Rio e outros. Também há registros da construção da ponte Rio-Niterói, inaugurada em 1974, e da tão esperada chegada das vacinas contra a Poliomielite, na década de 60. A exposição conta ainda com jogos interativos e uma apresentação em “video wall” do processo de restauração, conservação e catalogação dos documentos do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

A presidente da Imprensa Oficial, Cristina Batista, deu as boas vindas a todos do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj) e ao público e oficializou a abertura da exposição com fotografias de 1960 a 2004, registros que contam parte da história do Rio de Janeiro, desde o Estado da Guanabara. São obras extraídas de um acervo com 19 mil dossiês.

O diretor do Aperj, Alexander Maia, dá a dimensão do acervo documental preservado ao longo dos últimos 90 anos:

– O Arquivo Público do Estado possui cerca de 4 mil metros lineares em documentação de caráter permanente. Isso significa dizer que teríamos, em extensão documental, cerca de 18 vezes o campo do Maracanã – diz Maia.

Sob a nova curadoria de Gabriel Castro e Mariana Leão, a Sala de Cultura está firmando parcerias que vão ampliar o acesso do público ao espaço. A próxima exposição, prevista para o final do mês de outubro, será do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com elementos cenográficos, interatividades, apresentações musicais e de corpos artísticos.

A Sala de Cultura Leila Diniz é o espaço cultural da IOERJ

Endereço: Rua Professor Heitor Carrilho, 81, Centro, Niterói

Funcionamento: de segunda a sexta, de 09h às 16h

Ingressos: Entrada franca

 

pt Português
X
Open chat