Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Sua empresa está preparada para a próxima crise?

Foto: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Olá, tudo bem?

Desde o ano passado, a palavra crise não sai dos noticiários — o que, certamente, atormenta muitos gestores e empreendedores. A pandemia da Covid-19 continua abalando diversos setores econômicos. Além disso, os brasileiros estão habituados com crises políticas e econômicas de tempos em tempos.

Então como lidar com os cenários de incertezas? E como se preparar para a próxima crise? O melhor caminho é realizar uma gestão direcionada para a crise.

E como fazer isso?

Para lidar com crises de maneira mais sustentável, é preciso adotar uma série de medidas para realizar uma administração eficiente, voltada para enfrentar esses eventos com o mínimo de perdas.

Entre elas, estão:

  • criação de estratégias para o enfrentamento da crise, como redução de gastos ou posicionamento diferenciado no mercado;
  • alinhamento de toda a equipe com as estratégias traçadas;
  • renegociação de contratos e com fornecedores;
  • troca de fornecedores (se necessário);
  • busca de novos parceiros.

E qual a importância da estruturação do departamento financeiro?

Além das medidas listadas acima, é necessário realizar uma estruturação do departamento financeiro. A ideia é fazer um planejamento eficiente, identificando todas as receitas e despesas, a fim de obter um retrato fiel da situação da empresa. Com essas informações, os gestores conseguem saber quais passos tomar, podendo delinear as melhores estratégias. Terão, portanto, subsídios para a tomada de decisão.

Além disso, quando o negócio está com o setor financeiro organizado, é possível fazer um controle das finanças e pensar em cenários no longo prazo, certo? Desse modo, você se prepara, inclusive, para as oportunidades que possam surgir. Ou seja, para o crescimento da sua empresa.

Se você precisa de orientação para adotar as medidas certas para a gestão de crises, vale a pena buscar ajuda especializada. Nós oferecemos consultoria para esse tema, a fim de ajudar os gestores a superarem momentos de dificuldade e saírem deles com negócios cada vez mais sólidos.

Entre em contato conosco!

Bjocas Carinhosas

Janaína Macedo Calvo
Doutoranda em Administração e Sustentabilidade,
Economista, Professora da FGV, autora e palestrante.

pt Português
X
Open chat