Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

A Mulher

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Por Douglas Henrique Bas 

Musas, deusas e figuras retratadas desde os tempos mais remotos. Das vênus paleolíticas ao Nascimento de Vênus de Sandro Botticelli; e nas mais incríveis óperas, como “Norma” de Belline. Em algumas culturas Deus é referenciado como mãe, a criadora, o seio da humanidade e antes, do universo.  Não é difícil compreender o motivo de sempre retratarem o feminino, a essência mãe ao longo da história mundial. Basta observarmos, por exemplo, textos bíblicos e mitos antigos e até mesmo aos fatos mais recentes e dentro de nossas famílias.

Na sociedade, seja em qual nação for, iremos encontrar histórias milenares e repetitivas, já quase corriqueiras aos ouvidos e leituras: A mãe solteira dos anos 60; a mulher que nadava contra a correnteza machista da estética social dos séculos anteriores; a forma quase animalesca que os homens tratavam e por vezes ainda tratam esse ser mágico que é a mulher. Ela é a expectativa da vida, da sobrevivência e continuidade da humanidade. Mulher é mãe, tia, avó, bisavó. É colo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.

Quantas lutas ainda terão que enfrentar? Quantas questões e dilemas terão que lidar? Que a minha oração faça-se coro em sublimar que, o desejo sincero seja realizado e que a deusa mãe acolha; que as histórias já vividas nos sirvam de lição e de lembranças para que não as deixemos serem repetidas.

Mãe vai até além da lua, se preciso, para salvar um filho. Mulher é a manifestação mais completa da energia da divindade, a que permite chegarmos nesta jornada. Agradeço a todas as mulheres por nos permitir existir.

Família

Três meninos e duas meninas,
sendo uma ainda de colo.

o papagaio, o gato, o cachorro,
as galinhas gordas no palmo de horta
e a mulher que trata de tudo.

pt Português
X
Open chat