Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Como o cabelo é formado – parte 2

Foto Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Conforme tratamos no texto anterior, a parte externa do fio de cabelo é formada por camadas de cutículas, sobrepostas e dispostas do couro cabeludo até as pontas.

Desta forma, esfregar os fios de cabelo com toalha pode trazer consequências catastróficas para a integridade da cutícula comprometendo o cabelo como um todo. Quaisquer contatos com os fios devem ser feitos no sentido da cutícula, inclusive a lavagem dos cabelos e a secagem.

O córtex é a parte mais espessa do fio e situa-se internamente à cutícula, envolvendo a medula. Ele é formado principalmente por cadeias de queratina interligadas por pontes de enxofre, como se fossem escadas em caracol interligadas por cabos de aço, formando uma cadeia maleável, porém resistente.

Há também outras pontes que interligam as cadeias de queratina, além da ponte de enxofre. Existe ainda a ponte de hidrogênio, que não possui maleabilidade, porém, é facilmente quebrada com água (molhando o cabelo) e reconstruída com a saída da água (secando o cabelo). Esta ponte pode ser levemente modificada com calor também. A ponte de hidrogênio pode ser representada por barras de ferro encaixadas nas escadas e interligando-as do mesmo modo que os cabos de aço, sendo desencaixadas pela água e reencaixadas com a secagem.

Também no córtex é onde todas as reações químicas relativas ao cabelo acontecem, como por exemplo, em colorações e alisamentos. Por ser uma estrutura mais frágil, o córtex, quando exposto, devido à laceração da cutícula, é facilmente e rapidamente danificado, o que pode deixar o cabelo praticamente irrecuperável.

Existem produtos no mercado com o objetivo de repor o cimento intercelular artificialmente.

A medula é a parte mais interna do fio e não possui uma função definida, até porque alguns cabelos, geralmente os mais finos, não a possuem.

pt Português
X
Open chat