Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Dica de Livro: A Escola: onde está um, estão todos

A obra de Miguel M. Abrahão foi uma obra teatral adaptada (Foto: Divulgação)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

O escritor paulista Miguel M. Abrahão nasceu em São Paulo em 25 de janeiro de 1961, e é  formado em história, comunicação social e pedagogia, tendo exercido várias atividades em instituições de ensino, além de dedicar parte de seu tempo à literatura. É um dos mais prolíficos autores de romances históricos no Brasil, cujas obras mais importantes nesse sentido são A Pele do Ogro, A Escola: onde está um, estão todos, O Bizantino e O Strip do Diabo. E a obra que vamos destacar hoje é a A Escola: onde está um, estão todos.

O livro tem como pano de fundo os anos 30, durante a ditadura do Governo Vargas. O professor Bolívar Bueno, envolvido com ideias perigosas para a época, exerce forte influência e controle emocional sobre seus alunos do tradicional educandário Wolfgang Schubert, enquanto divide sua atenção para com as professoras Rosário e Suzy e enfrenta as intrigas do Reverendo Otto Stockhausen e de sua assistente, senhorita Catarina.

Em 2005, a peça foi adaptada por seu autor para o formato de romance, lançado em 2007. Nesse novo formato, Miguel M. Abrahão ampliou o fundo histórico aprofundando temas como a Revolução Constitucionalista de 1932, os conflitos entre o PCB e o Integralismo, além de dar detalhes históricos sobre a Intentona Comunista de 35. O livro é uma obra que traz o leitor para o cenário atual da luta entre integralista e comunistas, que mexe com o contexto político do Brasil atualmente.

O romance, que foi uma obra teatral adaptada – cuja montagem marcou a estreia do ator João Vitti na profissão, pai do Rafael Vitti, marido da Tatá Werneck – é praticamente um mergulho na história do Brasil e de São Paulo. Com personagens marcantes, A Escola traz conhecimento e cultura para quem quer aprender mais sobre o passado desta nação.

Você pode encontrar a venda em:

https://www.estantevirtual.com.br/sebo-renascimento/miguel-m-abrahao-a-escola-onde-esta-um-estao-todos-2486910376?show_suggestion=0

 

pt Português
X
Open chat