Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Niterói usa aplicativo para disponibilizar vagas para castração de cães e gatos

Foto Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

A Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais da Prefeitura de Niterói (Ceda) vai disponibilizar mais 340 vagas para castração de cães e gatos no aplicativo Niterói Animal. As vagas são para 140 cães machos, 60 cadelas, 70 gatos e 70 gatas. As cirurgias serão agendadas para os meses de novembro e dezembro.
O aplicativo está disponível para download nas lojas do Google e da Apple. Após a instalação, o usuário faz o cadastro na plataforma para ter acesso à área de agendamento de castração. Os interessados precisam ser moradores de Niterói (comprovante de residência em nome de quem fizer o agendamento) e maiores de 18 anos. Cada pessoa terá direito a até duas vagas.
Entre as funcionalidades da plataforma, está o agendamento para esterilização de forma intuitiva, com escolha das opções pré-determinadas; protocolo para identificação segura e controle de agendamento/procedimento; notificação com lembrete sobre o dia da cirurgia; controle para o usuário cancelar procedimentos. Em caso de cancelamento, a vaga volta ao sistema para ser aproveitada por outro usuário.
O app também terá uma galeria de fotos de animais que estão disponíveis para adoção, com informações detalhadas sobre os bichinhos. Os interessados podem acessar e fazer contato direto com os protetores responsáveis pelos animais. “Quando abrimos as primeiras 500 vagas, elas foram preenchidas em 50 minutos. Como a demanda por castração é grande, acredito que as novas vagas irão se esgotar rapidamente. O aplicativo é um sucesso. Isso demonstra que acertamos em lançar uma ferramenta para agilizar o agendamento das castrações e o interesse da população de Niterói em cuidar bem dos animais”, afirma o coordenador Marcelo Pereira.
O Niterói Animal está em atividade desde o dia 10 de setembro e já conta com 3.337 pessoas cadastradas. Com as 340 novas vagas, a Ceda fechará 2021 com 840 castrações de animais domésticos agendadas pela ferramenta.
Além de trazer benefícios para a saúde dos cães e gatos, contribuindo para que os animais tenham uma vida mais saudável, a castração também ajuda a salvar a vida de muitos, que não tem a oportunidade de ter um lar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo um total de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, por exemplo, em cada cinco habitantes um tem cachorro, sendo que 10% estão abandonados. A castração também previne algumas doenças como câncer de mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga.

pt Português
X
Open chat