Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Opinião: Retorno do público aos estádios faz muito bem ao futebol brasileiro

Torcida do São Paulo esteve no Morumbi para o clássico (Foto: Paulo Pinto/saopaulofc.net)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Por Guilherme Abrahão

Aos poucos o brasileiro vai retomando a vida após o período de pandemia e entre os seus principais meio de descontração está o futebol. E em todos os estados, o público já está liberado, seguindo determinadas restrições, obviamente. Mas o que já se viu nesse início de retomada normal do futebol, é que possuir público, realmente faz uma baita diferença em cada situação. Como exemplo mesmo, podemos pegar o clássico da última rodada entre São Paulo e Corinthians. Foram mais de 23 mil pessoas presentes no Morumbi, e uma atmosfera diferente para os donos da casa.

Em baixa no Brasileiro, o São Paulo contou com a ajuda do seu torcedor para voltar a vencer, depois de seis rodadas só empatando. Ainda mais em um clássico. A torcida tricolor fez a diferença e empurrou a equipe para a vitória e para tirar o time do sufoco que estava no Brasileiro. O Corinthians, por sua vez, quer utilizar o artifício de ter seu torcedor do lado para seguir subindo na classificação. Para o jogo contra a Chapecoense, a equipe pediu adiamento para o dia 1 de novembro, aceito pela CBF.

Isto porque, a partir desta data, está liberada a presença de 100% do público nos estádios de São Paulo. Como o jogo estava marcado para o dia 31, o Timão só poderia utilizar 50%. Além do ganho financeiro, o retorno da torcida dá ganho esportivo para as equipes.

No Rio de Janeiro não é diferente. Neste fim de semana, Flamengo e Fluminense se enfrentam no Maracanã, com as duas torcidas presentes. A CBF autorizou a entrada de torcedor visitante novamente e a expectativa é de todos os ingressos vendidos para o clássico. O acordo prevê bilhetes vendidos meio a meio para cada clube.

O retorno do público em alta é um sinal da melhora da pandemia no Brasil. Seguindo todos os protocolos corretamente, o futebol brasileiro volta a ganhar em espetáculo. E o povo pode voltar a sorrir nos estádio. Bom para todos!

pt Português
X
Open chat