Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Placa no Estádio Nilton Santos homenageia o cantor Agnaldo Timóte

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação, prestou homenagem ao cantor Agnaldo Timóteo, neste fim de semana, com a instalação de uma placa com uma foto do artista vestindo a camisa do Botafogo, seu time de coração. A peça foi colocada em frente ao Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, Zona Norte da cidade.

A data do evento foi escolhida por ser a mesma do aniversário de Timóteo, que completaria 85 anos no sábado (15). Ele escolheu o Botafogo como time de coração ao chegar ao Rio de Janeiro, vindo da cidade de Caratinga, Minas Gerais. Timóteo morreu de Covid-19 em abril deste ano.

Dono de uma das mais belas vozes da MPB, o mineiro também teve eternizado o seu nome no passeio do estádio, que passa a se chamar “Calçadão AgnaldoTimóteo”, localizado ao longo da Rua José dos Reis, em frente à entrada principal do Nilton Santos.

A Secretaria de Conservação fez uma série de serviços para deixar a área preparada para o evento. Entre as melhorias no espaço, a equipe fez a pintura dos corrimãos, das escadas e das bases das esculturas, bem como reparo nos pisos e pavimentos, além da limpeza e retirada de pichações. Também foram instalados dois totens nas esquinas com a indicação de Calçadão AgnaldoTimóteo.

“Esse tributo significa todo o reconhecimento que meu pai teve em vida como cantor, político e também como um apaixonado ‘roxo’ pelo Botafogo. Ele brigava com juiz, com jogador se não jogasse bem a partida, mas, acima de tudo, lutava pelo time e era amigo de todos no clube. A estrela dele tá brilhando no céu e, tenho certeza, que ele está muito feliz com esta linda homenagem”, disse Marcelo Timóteo, filho do  cantor.

Torcedor apaixonado

Timóteo era conhecido como um dos torcedores mais fanáticos do Botafogo. O artista também fez algumas apresentações com o objetivo de levantar recursos para que o clube pudesse investir na contratação de reforços. O cantor também custeou o enterro de Garrincha, um dos maiores ídolos do time alvinegro.

Em alusão à data de nascimento do cantor, o livro “Agnaldo Timóteo e a criação da comunicação de sobrevivência”, autoria de Luiz Murillo Tobias, foi lançado neste sábado e já está disponível para venda. A homenagem atende à Lei 6.849, aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Eduardo Paes em abril deste ano.

pt Português
X
Open chat