Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Qual a relação entre sustentabilidade, finanças e investimentos?

Foto: Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Olá queridos, tudo bem?

Quero começar essa conversa com uma pergunta: você sabe, de verdade, o que é a sustentabilidade e o que ela representa? Por definição, ela consiste em um conjunto de práticas voltadas para a continuidade de um processo ou sistema, sem ocorrer o esgotamento de recursos. Embora o tema seja muito discutido sob a ótica do desenvolvimento sustentável, esse não é o único ponto de vista. Na prática, as finanças pessoais também podem ser sustentáveis.

Ao conectar esses dois temas, é possível notar que a sustentabilidade das finanças está relacionada à capacidade de usar os recursos disponíveis com responsabilidade e estratégia. Ou seja, é um cenário relacionado à habilidade de aproveitar os recursos, sem esgotá-los para garantir a continuidade — nesse caso, do patrimônio financeiro.

Isso leva diretamente à conquista de uma vida financeira saudável. Para que essa meta seja viável, é necessário ajustar o padrão de vida à sua renda, garantindo que as saídas não sejam maiores que os ganhos, por exemplo.

Ter finanças sustentáveis também se relaciona às escolhas feitas no mercado financeiro. Nesse caso, o objetivo não é apenas fazer o dinheiro render, mas apoiar iniciativas, projetos e empresas voltadas à sustentabilidade. Atualmente, é possível encontrar diversas alternativas para alocar seus recursos de forma sustentável. Entre as escolhas, estão:

  • comprar ações de empresas reconhecidamente sustentáveis;
  • investir em fundos com estratégia ESG;
  • investir em ETFs ligados a índices de sustentabilidade.

Desde que essas escolhas façam sentido para seu perfil de investidor e para seus objetivos financeiros, elas podem ajudar a compor seu portfólio. Ademais, permitem que você invista seu dinheiro com propósito. Então, pode valer a pena incluir o investimento sustentável entre as suas opções, em busca das oportunidades que ele pode gerar.

E, se surgirem dúvidas sobre o assunto, mande uma mensagem ou e-mail. Estou à disposição para ajudar você!

Bjocas carinhosas!!!

pt Português
X
Open chat