Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Tiago Picado: ‘Compor faz parte do meu processo de autoconhecimento’

Tiago Picado faz música desde os 14 anos (Foto: Divulgação)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Se tem um nome que começa a se destacar no cenário musical atualmente é do carioca Tiago Picado. Com um som divertido tipicamente brasileiro, Tiago mostra todo seu talento com composições e músicas próprias que prometem vir com força no mercado para os próximos anos. Formado em Bachelor in Audio Production (bacharel em produção de áudio, em tradução livre) pelo SAE Institute, Sydney, Austrália e em produção Fonográfica pela Estácio de Sá e Produção Audiovisual pela Facha, o jovem músico conquistou notoriedade na produção de áudio para cinema.

Além de ter sido responsável por desenho de som, gravação de foley e som direto em diversos longas-metragens e curtas-metragens em uma década de profissão, ele também fez a direção cinematográfica de clipes, curtas e minidocs.  

O artista atuou em diversas produções, como Bacurau, Os Farofeiros e Mágico di Ó. Em 2020, Tiago Picado se lançou ao mercado fonográfico como cantor e compositor. O álbum “Íris dos Teus Olhos” trouxe canções que mesclam as diversas referências do artista, passando pelo soul, pela MPB e por ritmos tipicamente populares no Brasil, como o forró e o samba rock, tudo com muita positividade e voltado para o público praiano. 

Tiago Picado é um dos novos nomes da Música Brasileira (Foto: Divulgação)

O artista falou de forma exclusiva com o Jornal DR1, divulgando seus planos, sonhos e projetos para o cenário musical. Confira como foi o bate-papo de Tiago Picado com a nossa reportagem.

Jornal DR1 – Como começou na música?
Tiago Picado – Comecei aos 14 anos aprendendo violão, aos 15 tive minha primeira banda e contato com a área de produção musical, através de um pai de um amigo. Esse primeiro contato me influenciou a seguir o caminho da produção, fiquei fascinado pelo processo. Acabei seguindo esse caminho e fui me especializar em uma faculdade na Austrália.

Jornal DR1 – Você é especialista na área, como se desenvolveu na carreira?
Tiago Picado – Me desenvolvi principalmente na área de produção musical, na qual ainda trabalho, e também na produção de som para Cinema. Tenho mais de uma década de experiência. Curiosamente só me lancei como artista autoral em 2020. Acredito que foi uma evolução natural da minha carreira.

Jornal DR1 –  Quais os principais projetos?
Tiago Picado – Lancei meu primeiro  álbum Íris dos Teus Olhos em 2020. Foi um processo muito gratificante o retorno que tive de público, lançando clipes e tendo minha música tocada na rádio. Agora estou produzindo meu novo álbum, Voga, e também alguns singles para lançar, inclusive com participação de artistas que admiro muito. 

Jornal DR1 – A pandemia te ajudou a focar mais no trabalho de estúdio?
Tiago Picado – Certamente. Tive menos distrações e a quarentena culminou no mesmo período em que estava planejando o lançamento do primeiro álbum. Então, nesse quesito, veio a calhar pra mim. Pude focar 100% do meu tempo nesse lançamento, além de compor músicas novas.

Jornal DR1 – Quantas composições já foram de sua autoria e de onde vem a inspiração?
Tiago Picado – Tenho mais de 150 músicas autorais. Meu processo vem da busca pela arte, de achar novas maneiras de me expressar e me desafiar através da música. Compor faz parte do meu processo de autoconhecimento, de como me encontro neste mundo. Portanto, a inspiração vem das coisas do dia-a-dia.

Jornal DR1 – Como você definiria seu estilo musical?
Tiago Picado – Me considero da MPB atual que chamamos de Nova MPB. A mídia especializada me considera como Pop Suave. Escolha a definição que preferir! rs 

Foto: Divulgação

Jornal DR1 – Qual a proposta do seu trabalho para os fãs?
Tiago Picado – Minha proposta é transmitir uma mensagem alegre, positiva e divertida. Que quem esteja ouvindo tenha vontade de curtir o dia, seja indo à praia ou passando o dia no sofá. 

Jornal DR1 – Além de músico, você faz trabalhos como produtor musical. Como você se divide?
Tiago Picado – Pra mim não há divisão, é simplesmente olhar a música de uma outra maneira. Só vem a somar e fortalecer minha vontade de fazer e trabalhar com música. 

Jornal DR1 –  Qual recado gostaria de deixar para os fãs e novos fãs que acompanham seu trabalho?
Tiago Picado –  Gostaria de convidar o leitor para curtir o meu som! Estou em todas as redes sociais. Tem material para assistir no Youtube, música no Spotify, Deezer, etc.. Só procurar por Tiago Picado e estarei lá! Grande abraço! 

 

pt Português
X
Open chat