Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Macaé recebe a primeira edição do Festival Pedala Macaé

Foto: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

O evento conta com atividades de mecânica comunitária, aulas para crianças de como pedalar e bate papo  sobre meio ambiente

O Festival Pedala Macaé, realizado pelo Instituto Aromeiazero junto a Ocyan, vai oferecer aos moradores da cidade de Macaé, de forma gratuita, mecânica comunitária, aulas para crianças de como pedalar sem rodinhas de apoio e bate-papo sobre meio ambiente.  O evento acontece em celebração ao primeiro ano do Projeto Pedala Macaé na cidade, com o objetivo de colocar mais bicicletas para circular e difundir o direito dos ciclistas.

As atividades do dia 27 de novembro vão acontecer das 10h às 15h, na Rua Lira dos Conspiradores, entre as escolas  EMEI Attila Maltez e EMEI Candida Maria. Ambas receberam o Rodinha Zero, projeto que promove o desenvolvimento integral das crianças através da bicicleta.

Neste mesmo dia, para crianças de 04 a 06 anos, serão realizadas aulas de como pedalar sem rodinhas de apoio. Os monitores são alunos formados no Viver de Bike, curso que promove a bike como ferramenta de geração de renda, cidadania, fortalecimento de economias locais e melhoria na qualidade de vida para moradores de Macaé.

Além das aulas de bicicletas para os pequenos, também será oferecida mecânica comunitária, no qual os alunos formados no projeto realizarão pequenos e médios consertos para 50 bicicletas voltarem a rodar com mais segurança.

O curso me abriu várias portas e quero compartilhar isso com outras pessoas. Espero poder colocar todos os conhecimentos adquiridos em prática. Só tenho a agradecer à Ocyan e ao Aromeiazero pelo ensinamento e oportunidade – comentou Igor Matto, aluno do Viver de Bike e monitor no festival.

No domingo, 28 de novembro, a partir das 8h, na Praia dos Cavaleiros – Posto 2, as organizações estão preparando um pedal iniciante, com duração de uma hora, para divulgar as potencialidades do cicloturismo na região. O trajeto contará com a participação de Renata Falzoni, fundadora do “Bike é Legal”.

O festival contará com a ajuda de voluntários da Ocyan e a distribuição de mudas. Vale ressaltar que, apesar do avanço da vacinação, é recomendado o  uso de máscaras

Serviço

Mecânica Comunitária

Data/horário: 27 de novembro – das 10h às 15h

Rodinha Zero (monitores vão ensinar crianças a pedalar sem rodinha)

Data/horário: 27 de novembro das 10h às 15h

Pedal para iniciante

Data/horário – 28 de novembro, concentração às 8h – saída 8h30

Local: Praia dos Cavaleiros – Posto 2

Sobre o Pedala Macaé

O programa Pedala Macaé, em parceria com a Ocyan, iniciou em 2021 com o objetivo de estimular a segurança do ciclista e o uso desse modal de transporte e mobilidade. A ação faz parte da nova Plataforma
Socioambiental de Responsabilidade Social da Ocyan, que tem suas linhas de atuação voltadas para a promoção de ações de meio ambiente e desenvolvimento humano O projeto Pedala Macaé acontece em quatro etapas. A primeira delas foi o mapeamento de dados e de pessoas que atuam no mundo da bicicleta. A segunda etapa foi a campanha do “Bike Parada Não Rola”. A terceira etapa envolve o curso “Viver de Bike” e a quarta etapa é o desenvolvimento do “Rodinha Zero” na cidade.

Sobre o Aromeiazero

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis. Para maiores informações acesse o site

Redes Sociais

Instagram

Facebook

Youtube

Twitter

Strava

Sobre a Ocyan

A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança dos integrantes e da operação, a parceria de confiança com os clientes, e o compromisso com a ética e a transparência. A companhia encoraja também a diversidade e inclusão dentro e fora da empresa. Fazem parte da frota da empresa atualmente cinco unidades de perfuração e duas embarcações FPSO (floating, production, storage and offloading). A Ocyan desenvolve também projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos, e presta serviços de manutenção offshore. Mais informações acesse o site 

pt Português
X
Open chat