Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Os benefícios do relato integrado na gestão pública do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Olá! Tudo Bem?

A gestão pública exige atenção a diversos requisitos para a prestação de contas, não é verdade? São muitas normas legais para apresentar dados aos órgãos fiscalizadores e a toda a sociedade.

Quando se fala em prestação de contas, isso é feito por meio de diferentes relatórios de gestão. Contudo, desde 2018 o relato integrado (RI) se tornou essencial. Você já conhece esse modelo?

Ele estimula o pensamento integrado e visa trazer mais transparência e credibilidade para os dados. Eles também têm maior qualidade e permitem uma tomada de decisão mais eficaz.

 E por que ele é tão importante?

O RI traz uma abordagem mais concisa, que aprimora a comunicação corporativa e gera mais valor em seus relatórios.

O relato reúne dados sobre diferentes temas, como desempenho da empresa e governança, além de estratégias e perspectivas. Em um mundo interconectado, esse pensamento integrado se torna essencial.

Desde 2018 o processo é obrigatório para órgãos e entidades da Administração Pública. A regra foi imposta pela Decisão Normativa n.º 170/2018 do Tribunal de Contas da União (TCU).

Porém, mesmo quando não há a obrigatoriedade, como na gestão privada, o RI pode ser aplicado graças às suas vantagens.

E quais os benefícios do relatório integrado?

Esse novo modelo consegue trazer inúmeras vantagens às entidades públicas (e também privadas). Entre os principais, destaco:

  • criação de um modelo de pensamento integrado, que otimiza estratégias do negócio;
  • união das informações contábeis da empresa aos dados financeiros e de desempenho;
  • maior transparência na gestão;
  • aumento da confiança dos mercados financeiros globais;
  • relatórios mais completos que colaboram com a tomada de decisão;

Com tantos benefícios, é essencial conhecer e saber como implementar o Relato Integrado na prática, não é verdade? Que tal aprender sobre o assunto?

Tenho uma dica incrível para ajudar você a potencializar os processos e resultados no ambiente da gestão pública e privada: o curso sobre Relato Integrado Para Entidades Públicas.

Neste curso você aprenderá tudo o que precisa saber para executar essa estratégia sem erros e com muito mais facilidade!

pt Português
X
Open chat