Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Você conhece os pilares da Governança Pública?

Foto: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Olá, como vai?

Você já ouviu falar na Governança Pública? Esse conceito diz respeito à adoção de boas práticas na administração, a fim de trazer eficiência na gestão estatal.

É comum que se entenda mais sobre a governança nas empresas privadas, principalmente aquelas que focam no compliance e accountability. Contudo, no meio público, ainda há muitas dúvidas — apesar de ser necessário entender mais do assunto.

Então, que tal conhecer os pilares da Governança Pública e os seus impactos em nosso cotidiano?

O Banco Mundial, precursor dessas práticas, define Governança Pública como a maneira pela qual o poder é exercido no gerenciamento dos recursos econômicos e sociais para o desenvolvimento.

No Brasil há, inclusive, um decreto federal sobre o assunto. Nele são definidas algumas regras de governança para a administração pública da União.

Assim, todos os órgãos e entidades da administração devem seguir as práticas definidas. Nesse cenário, busca-se melhorar o desempenho dos serviços públicos e gerar confiança da sociedade.

A Governança Pública é baseada, então, em 4 pilares essenciais.

Esses pilares servem como uma base para nortear os serviços e a atuação de cada agente público. Dessa maneira, ajudam os responsáveis a atingir os objetivos da governança. Veja só:

  • O primeiro pilar é a transparência: a divulgação das ações tomadas pelos integrantes da administração pública deve ser integral. Isso aumenta a confiança da sociedade e possibilita a participação dos cidadãos na gestão pública;
  • O segundo pilar é a accountability: ele funciona como uma forma de responsabilizar os culpados por deficiência na gestão e problemas ocorridos na prestação de serviços;
  • O terceiro pilar é o compliance: ligado à ética no Governo e ao cumprimento de normas, ele define que é fundamental seguir e aplicar os princípios da administração pública;
  • O quarto pilar é o acesso à informação: além de ter uma administração transparente, é preciso que a sociedade possa acessar os dados divulgados para prestação de contas.

Percebeu a importância de conhecer os pilares da Governança Pública e os impactos na vida de toda a população?

Quer entender esse assunto com detalhes? Entre em contato conosco!

Bjocass Carinhosas,
Janaina

pt Português
X
Open chat