Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Sítio Araxá – Onde a natureza se vestiu de beleza para encantar e deslumbrar seus visitantes

Foto: Vitor Chimento
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Numerosos países, hoje, tem consciência da necessidade e o dever de se preservar os seus espaços naturais, suas fontes e, principalmente, despertar o desejo de uma sociedade mais justa e igualitária.

O pensamento de desenvolvimento sustentável começa a ser traduzido dentro de uma realidade para mudanças práticas e um modo de desenvolvimento que responde as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responder pelas suas necessidades. O desenvolvimento sustentável era uma ideia relativamente pouco conhecida até a metade do século XX.

O Jornal DR 1 esteve visitando, a convite do proprietário Sr. Ari Motta e de sua gentil e atenciosa companheira Sra. Lilian, o Sítio Araxá que está na família desde 1940, situado em Palmares, Distrito do Município de Paty do Alferes – RJ. Além de estar localizado em meio a exuberância da Mata Atlântica, ser um refúgio da vida silvestre é um exemplo do compromisso do casal com a sustentabilidade.

O Sitio é uma referência em agroecologia (estudo da agricultura a partir de uma perspectiva ecológica) e um dos pioneiros e precursores, com certificação, de orgânicos na região. A propriedade produz ,em escala comercial , húmus de minhoca (adubo natural, de baixo custo, resultante da decomposição de matéria orgânica digerida por esses anelídeos), cultiva frutas (que serve para consumo próprio e para a confecção de geleias e compotas comercializadas na delicatessen do
sítio) e vegetais, plantas medicinais e ornamentais que podem ser, também, adquiridas mudas no grande viveiro que eles mantem. O uso e reaproveitamento dos recursos naturais e materiais seguem, segundo o casal, as regras da biodiversidade animal e vegetal.

Preocupados, cada vez mais, em melhorar a qualidade de vida, os visitantes, naturalmente, recebem uma explicação educativa de como podemos valorizar e respeitar tudo aquilo que contribui para o nosso bem-estar. Despertando em nós, como cidadãos, uma reflexão, fundamental, sobre os melhores métodos a serem seguidos para
incluir, no nosso dia a dia, as considerações necessárias à nossa existência e das boas decisões a serem tomadas para evitarmos que a luz vermelha do nosso planeta se acenda.

O Sítio Araxá oferece, além de hospedagem, um turismo rural e pedagógico, uma cozinha típica caipira, oficinas agroecológica e para os amantes da ornitologia um local propicio e adequado para observação das mais de 70 espécies de aves já catalogadas . Para visitação, mediante agendamento, e para hospedagem os interessados devem entrar em contato com o tel. (21) 97964 6693 ou (24) 24856144.

pt Português
X
Open chat