Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Cidades Inteligentes

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

As cidades na China estão ficando mais inteligentes muito mais rápido do que as nossas no Ocidente. Existem atualmente cerca de 1.000 projetos-piloto de cidades inteligentes no mundo e nada menos da metade deles estão na China. Em comparação, 90 cidades na Europa, 40 na América e 15 no Japão e Coréia do Sul estão ativamente engajadas no desenvolvimento de um programa de cidade inteligente. Líderes globais já estão surgindo. Amsterdã é líder em energia inteligente. Barcelona já é famosa por suas hidrovias inteligentes e mobilidade. O novo Songdo na Coreia do Sul está definindo o ritmo em moradias inteligentes. Embora a maioria das cidades na China tenha iniciado seus projetos inteligentes mais tarde do que em qualquer outro lugar, sua transformação está ocorrendo em um ritmo mais rápido, especialmente nas ‘cidades aglomeradas’ do Delta do Yangtze ao redor de Xangai e do Delta do Rio das Pérolas ao redor de Guangzhou. A força motriz desse processo é o crescimento da urbanização na China, que hoje tem mais de 100 cidades com uma população superior a 1 milhão de habitantes e em poucos anos terá 15 megacidades com mais 10 milhões de habitantes. Quando a China abriu suas portas para o mundo em 1978, apenas 20% da população vivia nas cidades. Quarenta anos depois, a taxa de urbanização aumentou para 60% e em 2050 espera-se que aumente ainda mais para 80%. Durante o mesmo período, as cidades ocidentais conheceram apenas um crescimento de 10% (e chegarão a 85% em 2050).

Essa nova e repentina realidade catapultou a China de uma sociedade predominantemente rural para uma sociedade fortemente urbanizada, o que cria muitos desafios relacionados à qualidade de vida. Os mais importantes desses desafios são saúde, segurança, educação, vida com forte, a economia e a mobilidade.

 Trecho do livro: O Novo Normal da China. https://www.youtube.com/c/PascalCoppens. Contato e informações sobre as palestras de Pascal Coppens: +55(84) 999833497

pt Português
X
Open chat