Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) tem novo presidente-executivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

O Engenheiro civil Francisco Christovam foi eleito na última quarta-feira (23) pelo Conselho Diretor da NTU e assumiu a presidência-executiva da Associação, que há quase 30 anos era ocupada por Otávio Vieira da Cunha Filho, falecido no dia 17 deste mês. Com vasta experiência em funções executivas, tanto no setor público quanto privado, Christovam é um profundo conhecedor do setor de transporte coletivo urbano.

O novo presidente-executivo destacou como uma das prioridades da nova gestão a aprovação de um novo marco legal para o transporte público, proposta defendida pela NTU junto com outras entidades e com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Christovam reforça a necessidade de um aparato jurídico-legal suficiente para dar sequência aos novos contratos de concessão. “Esses contratos deverão ser elaborados dentro de outras bases, respeitando os pilares do novo marco legal do transporte público, que visam um transporte de qualidade, eficiente e com tarifa módica”, destacou.

Francisco Christovam reiterou o papel da NTU como referência nacional para o desenvolvimento sustentável do transporte coletivo urbano e reafirmou a missão de representação das empresas de transporte coletivo perante a sociedade. “Meu compromisso é dedicação e envolvimento com os objetivos estratégicos da NTU, para que possamos dar consequência a todos os planos e programas em andamento”, completou.

Membro do Conselho Diretor da NTU desde 2019, Francisco Christovam preside atualmente o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) e também é vice-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Além disso, é membro do Conselho Diretor da Confederação das Empresas de Transporte (CNT) e do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia. Para assumir a presidência-executiva da NTU, Francisco Christovam teve que deixar o cargo de conselheiro da NTU por razões estatutárias.

No setor público, Francisco Christovam exerceu cargos de relevância no setor de habitação, infraestrutura e obras, e mobilidade urbana em São Paulo, tendo sido Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Negócios dos Transportes, Diretor Presidente da Companhia Municipal de Transporte Coletivo — CMTC e Diretor Presidente da São Paulo Transporte S/A — SPTrans, entre outras funções. Francisco Christovam é Mestre em Engenharia de Transportes pela Villanova University (EUA) e especialista em Administração Industrial.

pt Português
X
Open chat