Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Dia Mundial da Obesidade: conheça os riscos

Foto: Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Médicos explicam como é prejudicial à saúde

Em qualquer fase da vida o excesso de peso representa um problema, no dia 04 de março foi criado o Dia Mundial da Obesidade, para conscientizar as pessoas de que estar acima do peso é algo muito sério e que pode gerar diversas consequências para a saúde. É necessário reforçar a atenção e buscar a qualidade de vida, é muito importante saber de todos os riscos que a obesidade pode ocasionar e saber como prevenir ou combatê-la.

O último Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou um crescimento de 20% no índice de idosos obesos (em pessoas acima de 65 anos), sendo a maior parte mulheres (16,7% elas) e (8,1% eles).

 A obesidade acontece, principalmente, devido à diminuição do ritmo das atividades diárias, má-alimentação, excesso de consumo de alimentos industrializados e sedentarismo – revela o geriatra Dr Leonardo Leibovici.

Leibovici ainda explica sobre os riscos que a obesidade pode trazer, e como pode alavancar ou agravar várias doenças como: hipertensão, diabetes, coronariopatia, doenças circulatórias, (dentre as quais Acidente Vascular Cerebral – AVC e Trombose Venosa Profunda – TVP), doenças inflamatórias, diabetes, apneia do sono, artrose, distúrbios endócrinos e metabólicos, entre outras.

Já o endocrinologista Dr Henrique Passos indica uma alimentação balanceada para auxiliar na perda de peso e recomenda fazer pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e mais dois lanches saudáveis por dia, sempre priorizando alimentos na sua forma mais natural e que os grãos sejam integrais.

pt Português
X
Open chat