Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Shopping e Hemorio promovem campanha de doação de sangue

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, o Carioca Shopping vai promover campanha de doação de sangue em parceria com o Hemorio, com o intuito de contribuir com o banco de sangue que abastece o Estado do Rio de Janeiro em período que antecede o feriado, quando, normalmente, há queda de 20% nas doações. O Hemorio é uma das principais unidades que atendem a Região Serrana do Rio de Janeiro e, por isso, é indispensável que os estoques estejam abastecidos para dar suporte às vítimas da tragédia em Petrópolis e nas áreas próximas.

Para a ação, uma equipe do Hemorio vai receber os doadores voluntários, das 10h às 15h, no segundo piso, próximo ao espaço Casa Carioca. O atendimento será realizado por ordem de chegada, seguindo todos os protocolos de segurança. A coleta de sangue é rápida e segura e todo o material utilizado é estéril e descartável.

Foto: Divulgação

Para ser doador é preciso apresentar um documento de identidade original com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional), estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50kg. O doador não pode estar em jejum, deve ter dormido pelo menos 6h na noite anterior e deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 3 horas que antecederem a doação e de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores. Menores de idade (16 e 17 anos) podem doar com acompanhamento dos pais ou responsáveis legais.

Algumas situações impedem provisoriamente a doação de sangue: Febre – acima de 37°C; Gripe ou resfriado; Gravidez atual (90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana); Amamentação (até 1 ano após o parto); Uso de alguns medicamentos; Anemia; Cirurgias; Extração dentária nos últimos 7 dias; Tatuagem ou piercing – 01 ano sem doar; Vacinação – o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacinar; Transfusão de sangue – impedimento por 01 ano. Quem tomou vacinas contra a Covid: Coronavac – só pode doar após 48h; Astrazeneca/Pfizer/Janssen – após 7 dias. O Hemorio orienta que quem testou positivo para o Covid-19 aguarde 10 dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação de sangue.

Mais esclarecimentos serão fornecidos durante a entrevista clínica que precede a doação. Quem tiver dúvida se pode ou não ser doador, pode ligar gratuitamente para o Disque Sangue (0800-2820708).

 

Carioca Shopping – Campanha de doação de sangue em parceria com o Hemorio

Local: Carioca Shopping – Av. Vicente de Carvalho, 909 – Vila da Penha – 2º piso, próximo ao espaço Casa Carioca

Data: 24 de fevereiro, quinta-feira

Horário: das 10h às 15h

pt Português
X
Open chat