Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Chefes de fábrica inteligentes

Foto: Reuters/China Daily/Direitos Reservados
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Em 2007, representei uma agência europeia de comunicações de marketing na China. Eles já haviam ajudado as principais marcas japonesas e coreanas a se comunicarem com eficácia no complexo ambiente da Europa. Os chineses já estavam prontos para me seguir, eu fui em busca de empresas inovadoras com ambições globais. Em uma dessas visitas de prospecção, voamos para Shenzhen para conversar com o grupo IAG (um produtor de alto-falantes) e Hisense (um fabricante de televisores). Ambos tinham um grande interesse pelo mercado europeu e nos convidaram para discussões.

Chegamos às instalações do IAG com grandes esperanças. Naqueles anos, a empresa havia adquirido vários outros nomes de prestígio no mundo do áudio, como Luxman e Quad, e mudou sua fábrica para um distrito periférico de Shenzhen. Anunciamos a nós mesmos e um enorme portão de metal se abriu lentamente à nossa frente. Assim que entramos, nos encontramos em outro mundo. Isso me lembrou do esconderijo de um vilão em um filme de James Bond. Fomos recebidos pelos proprietários (irmãos gêmeos), que vieram de Segway até nós. Para nossa surpresa, eles nos conduziram por um oásis luxuoso de paz e tranquilidade, com 20 hectares de extensão, situado ao redor de um lago nas colinas de Shenzhen. Esta empresa era proprietária de um clube de campo – era o que era – tinha três restaurantes, cada um administrado por um chef estrangeiro, um spa, quadras de tênis, boliche, piscina, academia, uma banda de rock filipina, um bar de coquetéis e até um hotel de luxo para hóspedes como nós ou para alguns membros privilegiados da equipe do IAG, incluindo uma dúzia ou mais de técnicos de áudio da Europa e do Japão. Esses especialistas, instalados em sua gaiola IAG dourada, foram incentivados a fazer e testar as inovações mais avançadas. O contraste com a fábrica ao lado não poderia ter sido maior.

Trecho do livro: O Novo Normal da China. https://www.youtube.com/c/PascalCoppens. Contato e informações sobre as palestras de Pascal Coppens: +55(84) 999833497

pt Português
X
Open chat