Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Daiane dos Santos: A pioneira da ginástica

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Nascida em Porto Alegre, no dia 10 de fevereiro de 1983. Entrou para a história do Brasil como ginasta.

Daiane foi a pioneira em algumas situações do esporte no Brasil. Foi a primeira ginasta brasileira (entre homens e mulheres) a conquistar uma medalha em uma edição do campeonato mundial de ginástica (medalha de ouro no solo em 2003), aos 20 anos de idade. Sendo também a primeira atleta negra a conquistar uma medalha de ouro.

A atleta fez parte da primeira equipe completa de ginástica artística a competir pelo Brasil em uma edição dos Jogos Olímpicos, em 2004 na cidade de Atenas.

Na ginástica artística, quando um atleta é o primeiro do esporte a executar determinado movimento, o salto recebe o seu nome. Daiane dos Santos ‘batizou’ dois movimentos. O duplo twist carpado conhecido como Dos Santos e o duplo twist esticado que é conhecido como Dos Santos II.

O pioneirismo de Daiane dos Santos inspirou e abriu portar para outros nomes do esporte como da campeã olímpica Rebeca Andrade.

Ao todo foram cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos, 14 medalhas em etapas da Copa do Mundo e uma em Campeonato Mundial, além de Universíadas e Jogos Sul-Americanos.

pt Português
X
Open chat