Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Feira das Yabás comemora o Dia Internacional da Mulher, neste domingo

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

No próximo domingo (13), a partir das 13h, na Praça Paulo da Portela – S/N, será realizado a Edição  especial da Feira das Yabás, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O evento contará com várias atrações e surpresas que prometem emocionar o público.

No mês da mulher, a Feira das Yabás busca reverenciar a ancestralidade e o poder feminino. Dentro deste contexto, a Roda de Samba do Cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz vai receber como convidadas as Matriarcas do Samba. Nilcemar Nogueira, Vera de Jesus, Geisa Keti e Selma Candeia – respectivamente, netas de Cartola e Clementina, e filhas de Zé Kéti e Candeia – apresentarão seu repertório de grandes clássicos do samba carioca.

Além disso, a Feira contará com a presença da Rainha do Samba, Alcione, que receberá uma homenagem por seu pioneirismo e sua potência na música popular brasileira.

Evento gratuito, a Feira das Yabás acontece há 13 anos no bairro de Oswaldo Cruz. Sendo destacada relevância para a preservação da cultura afro-brasileira, declarada Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro em 2018, teve sua primeira edição em 2008 idealizada pelo cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz.

O evento, depois de recriar o Trem do Samba e a Feijoada da Família Portelense, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, quando era servido uma macarronada com carne assada. Nascia assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes de todas as regiões do Rio.

Grandes nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, Hamilton de Holanda, Jongo da Serrinha, Guinga, entre outros, já marcaram presença na Feira. A festa tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, realização Instituto Harmonya do Brasil, produção da MMachado Produções Culturais e a assessoria de imprensa da Código Morse Assessoria de Imprensa e Comunicação.

pt Português
X
Open chat