Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Glória Maria: Jornalismo, história e exemplo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Glória Maria Matta da Silva nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, no dia 15 de agosto de 1949. Estudou em escolas públicas e logo se destacou por escrever excelentes redações.

Com 16 anos começou a trabalhar como telefonista na Companhia Telefônica Brasileira. Com 18 anos, ingressou no curso de jornalismo da Universidade Católica (PUC – Rio).

Em 1970, Glória Maria foi levada, por uma amiga, para a Rede Globo do Rio de Janeiro, onde começou como estagiária no departamento de jornalismo. No mesmo ano, foi efetivada no emprego.

Sua primeira reportagem foi na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, em 20 de novembro de 1971. Com pouco tempo, Glória Maria tornou-se âncora do jornal da cidade do Rio de Janeiro.

Em seguida, Glória Maria apresentou reportagens para o Jornal Hoje e o Jornal Nacional.

A partir de 1986, Glória Maria passou a integrar a equipe de repórteres do programa Fantástico. Em 1998, a jornalista começou a fazer reportagens especiais e viajou por mais de 100 países.

Após 10 anos realizando reportagens para o programa Fantástico, Gloria Maria pediu licença de dois anos para se dedicar a projetos pessoais, como as viagens para a Índia e a Nigéria, onde trabalhou como voluntária.

Em 2009, Glória adotou duas meninas, Maria e Laura, que conheceu durante uma visita à Organização de Auxílio Fraterno (OAF) de Salvador.

Em 2010, Glória Maria retornou para as telas da Globo para ser repórter especial do programa semanal, “Globo Repórter”, apresentado por Sérgio Chapelin.

Em setembro de 2019, Sérgio Chapelin se aposentou, após 23 anos apresentando o Globo Repórter. A partir de então, Glória Maria passou a dividir o programa com a apresentadora Sandra Annenberg.

Em 2019, Glória Maria passou por uma cirurgia de emergência após descobrir um tumor no cérebro.

pt Português
X
Open chat