Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Info intoxicação – feito é melhor que perfeito (parte 1)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

WhatsApp, Facebook, Twiter, Instagram, YouTube, e-mails, site de notícias, Podcasts, mentorias e um zilhão de eventos empresariais. Empreendedor, como você lhe dá com o volume de informações que tem a sua disposição? Diariamente, somos expostos a uma quantidade gigantesca de informações e com isso frequentemente temos a sensação de estarmos sempre confusos, esquecidos, sem foco e seletividade, ansiosos por atualizações, perfeccionistas, nos comparando e com um inexorável sentimento de nunca estarmos prontos. Info intoxicação; a nova pandemia que não precisa fazer parte da sua vida. Se você concorda, vem comigo e descubra como você pode escapar dessa, agora.

Para se ter uma ideia, o Digital Jornal fez um comentário sobre a teoria da curva de duplicação/dobra de conhecimento, que acontece no decorrer do tempo. A teoria destaca que até o início do século XIX, o conhecimento humano se dobrou aproximadamente a cada 100 anos. Então do início da história da humanidade até 1.900 (período da segunda revolução industrial) o conhecimento se multiplicava. No entanto, partir dos anos de 1950, a teoria da história econômica de Londres diz que a cada 25 anos o conhecimento se duplicava. Nos anos 2000, essa mesma teoria, evidencia que a partir dos anos 2000 isso mudou, ou seja, a cada ano a humanidade duplica o conhecimento. Por isso, hoje mais do que nunca, antes do conhecimento, é preciso ter sabedoria para administra-lo.

Você se sente confuso, esquecido e sem foco? Assim como todo bom conteúdo deve ser organizado, antes de ser promovido, o consumo de
informações também deve ser organizado de maneira selecionada. Parece básico / dispensável, mas quais são os seus objetivos e metas profissionais? (isso é foco), O que você precisa aprender ou saber de verdade? (isso é seleção) E em quanto tempo? (isso também é organização). A obesidade mental tem se tornado uma realidade, pois muitas pessoas consomem conteúdo de forma demasiadamente abrangente, sem se preocuparem em praticar o que aprendem. Entretanto, quando você praticar o que aprender, o seu cérebro criará memórias de longa duração, possibilitando que você aplique e reaplique o conhecimento em variadas situações e reaja aos diferentes estímulos, com o mesmo conhecimento. E aí, já era! Você aprendeu.

Assim, como por falta de água a planta morre, o excesso de água também a elimina. A mente é um organismo vivo que gerencia todo o nosso corpo. Por isso, beba, beba até sem vontade, mas não se afogue, porque ademais, depois eu te conto!

pt Português
X
Open chat