Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Info intoxicação – Feito é melhor que perfeito

Foto: Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Anteriormente, vimos pontos relacionados a imoderação no consumo de informações, que atualmente é uma realidade para todos nós viventes no século XXI. Em meio ao turbilhão pela falta de seletividade, ambição por informação, a pretensão em alcançar a perfeição, o comparar-se e no fim, a sensação de estar inacabado; poucos param para observar; mas feito é melhor que perfeito. Poucos notam, mas muitas vezes a qualidade não está na quantidade, mas no que é integro, simples e bem feito.

O sistema empresarial, muitas vezes instiga a nossa ambição por informação, dando-nos a impressão de estarmos obsoletos e interminados; com o tenaz sentimento de sempre estar faltando algo que nos faça ser capaz de suprir as demandas do negócio. Todavia, a cada minuto, irão surgir novas informações dispostas a lhe desafiar. Por isso, microempreendedores, estabeleçam no máximo 2 metas, cada qual com sua prioridade, de modo a pôr maior força no que precisa acontecer primeiro. Seja seletivo, Quer saber sobre algum assunto? Procure por conteúdos informativos que foram produzidos por pessoas ou empresas que são referência no assunto. Todavia, organize seu tempo, pois como cita a bíblia: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Ecles-3:1 “Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora.” Ecles-3:6. Então, lance fora o que não faz parte do seu propósito e respeite o momento para cada etapa em sua jornada.

Consumir informações é importante! Então, reserve um tempo para fazer um curso, ou pesquisar um assunto de seu interesse. Repense o hábito de estar grande parte do tempo conectado ás redes sociais. Reduzir o tempo destinado a tal hábito, é uma atitude expressiva para reduzir a quantidade de informações acessadas no dia. Reduzir ruídos,
como notificações, pushes, e alertas de aplicativos, também ajuda a ter mais foco nas tarefas que realmente irão te levar adiante e ainda reduzirá gatilhos que podem gerar ansiedade. Pode até parecer improdutivo, mas momentos para não se fazer nada são precisos e preciosos, afinal, o cérebro precisa descansar para voltar com tudo. Mas fica ligado (a)! Ser produtivo, não é mesma coisa que estar consumindo informações sem filtro por aí! Entretanto; não se compare! Sempre vai existir alguém que sabe sobre algum assunto mais que você. Todavia, ainda que venha a fazer a mesma tarefa, você é único, com um jeito ímpar de se comunicar, ser e realizar.

Desse modo, vale a pena se reorganizar, higienizar a mente e buscar a calma. Dar um passo de cada vez, com a lembrança de que é impossível agradar a todos, de que a perfeição não passa de uma pretensão inalcançável e que desagradar também um é ato de sabedoria, liberdade e coragem.

pt Português
X
Open chat