Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Seminário gratuito aborda a importância da educação antirracista no Brasil

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

O Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) promove nas datas 17 e 18 de março, o Seminário “Seta – Caminhos Possíveis: por uma educação antirracista no Brasil”, que reúne profissionais da educação, comunicação e jovens ativistas para abordar temas ligados à pauta antirracista. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas estão abertas até a data 15 de março, através do link: https://forms.office.com/r/MbJCdbCgRJ. Ao final, todos/as participantes receberão certificado.

O evento faz parte da campanha de lançamento do Projeto SETA, que tem como foco a construção de um sistema de educação pública antirracista no Brasil e contará com participação de nomes importantes, como Tuane Oliveira, da Perifa Connection, Jaqueline Santos, doutora em Antropologia Social pela UNICAMP, Arathi Sriprakash, da Universidade de Bristol, Luciana Viegas, do Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam, Fernanda Barros, professora Adjunta no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), entre outras pessoas de referência.

O Projeto Seta é uma aliança inovadora, com sete organizações da sociedade civil nacional e internacional: ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Makira-E’ta e a Uneafro Brasil. O Seta é um dos finalistas da ação global da Fundação Kellogg para promoção da equidade racial (Racial Equity 2030).

Seminário “Seta – Caminhos Possíveis: por uma educação antirracista no Brasil”

Programação (17/03)

09h30 – Seminário de abertura e lançamento do conselho consultivo
Presencial para convidados/as
Local: Museu do Amanhã (Rio de Janeiro)
Participantes: Alexsandro Santos, Escola de Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, Ana Paula Brandão, ActionAid Brasil, Raul Santiago, Perifa Connection e represetantes de todas as organizações parceiras do projeto e convidados/as.

14h – Curso “Educação Antirracista e Juventude”
Transmissão online no youtube da ActionAidnoBrasil
Palestrantes convidadas: Tuane Oliveira, Perifa Connection e Adriana Moreira, Uneafro Brasil
Mediação: Midiã Noelle, projeto Seta

Programação (18/03)

09h30 – Curso “Educação Antirracista”
Transmissão online no youtube da ActionAidnoBrasil
Palestrantes convidadas: Jaqueline Santos, doutora em Antropologia Social pela UNICAMP e Arathi Sriprakash, da Universidade de Bristol
Mediação: Dandara Oliveira, projeto SETA

14h – Curso “Educação Antirracista e Inclusão”
Transmissão online no youtube da ActionAidnoBrasil
Palestrantes convidadas: Luciana Viegas, Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam e Ingrid Anelise, da Universidade de São Paulo (USP)
Mediação: Luciana Ribeiro, projeto SETA

16h – Curso “Educação Antirracista e Gênero”
Transmissão online no youtube da ActionAidnoBrasil
Palestrantes convidadas: Fernanda Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Givânia Conceição, CONAQ.
Mediação: Beatriz Amparo, projeto SETA

pt Português
X
Open chat