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Sua empresa sabe elaborar um planejamento estratégico?

Foto: Reprodução
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Olá leitor do Jornal DR1. Tudo bem?

A longevidade é o objetivo da maioria das empresas, independentemente do seu tamanho, certo?

Mas é importante ter um bom planejamento para que os negócios sejam duradouros e atinjam as metas estabelecidas.

Por isso, o planejamento estratégico tem um papel tão relevante no meio corporativo. Você já ouviu falar sobre ele?

Muitos gestores ainda não conhecem essa ferramenta. Outros entendem a importância, mas não sabem como elaborá-lo — e colocá-lo em prática — de maneira eficiente.

Sem esse norteador das ações, uma organização não consegue compreender as suas fragilidades, o potencial de crescimento e os recursos disponíveis para concretizar os seus sonhos.

A falta de um planejamento pode resultar em inúmeros problemas. Por exemplo:

  • gastos desnecessários;
  • ineficiência nos processos internos;
  • vulnerabilidade diante de fatores externos;
  • estagnação.

Por outro lado, quando uma empresa desenvolve o seu autoconhecimento e determina como alcançará os seus objetivos, pode otimizar as atividades e melhorar o desempenho.

Mas, como fazer um planejamento estratégico efetivo?

O primeiro passo para elaborar o planejamento da sua empresa é compreender o mercado e como sua marca se posiciona nele. Isso abrange concorrentes, oportunidades, sazonalidades e valor oferecido ao público.

Também é preciso conhecer o seu cliente ideal, ou seja, o perfil das pessoas que realmente têm interesse no que você oferece. Saiba quais são as suas dores e como a empresa pode ajudar.

O planejamento deve definir, ainda, as metas de crescimento — tendo como fundamento o mercado e o cliente ideal.

Por fim, é importante determinar como os objetivos serão concretizados. Preze pela objetividade, deliberando sobre prazos, tarefas de cada colaborador, recursos necessários etc.

Percebeu como o planejamento estratégico é importante e complexo?

Cada empresa tem as suas particularidades e o instrumento deve sempre ser individualizado para alcançar bons resultados.

Além disso, não basta focar apenas na parte estratégica. É preciso evoluir para o planejamento operacional.

Assim, será possível usufruir dos benefícios que um bom plano pode oferecer ao negócio.

Quer entender melhor essa ferramenta e descobrir como colocá-la em prática na sua empresa?

Me siga no Instagram @janainacalvo para acompanhar todas minhas dicas e conteúdos!

Bjocas carinhosas,

Janaina

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