Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Carioca Shopping e Hemorio promovem campanha de doação de sangue nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

O Carioca Shopping e o Instituto Estadual de Hematologia do Rio (Hemorio) realizam, nesta sexta-feira, 8 de abril, campanha de doação de sangue para aumentar os estoques dos bancos de sangue que abastecem os hospitais públicos e conveniados com Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado do Rio. Para a ação, uma equipe do Hemorio estará disponível, das 10h às 15h, no segundo piso do estabelecimento, próximo ao Casa Carioca.

O atendimento será realizado por ordem de chegada, seguindo todos os protocolos de segurança, incluído o uso de máscara. Antes da coleta é feita uma triagem para verificar se a pessoa está apta a doar sangue. A coleta dura no máximo 10 minutos e todo o material utilizado é estéril e descartável. Para ser doador é preciso apresentar um documento de identidade original com foto (identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional), estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50kg.

O doador não pode estar em jejum, deve ter dormido pelo menos 6h na noite anterior, e deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 3h que antecederem a doação, assim como ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores a doação. Gestantes e lactantes não podem doar, assim como pessoas que fizeram tatuagens ou piercings há menos de seis meses. Menores de idade (de 16 e 17 anos) podem doar, desde que estejam acompanhados e sejam autorizados por seus pais ou responsáveis legais.

Algumas situações impedem provisoriamente a doação de sangue:
Febre– acima de 37°C;
Gripe ou resfriado;
Gravidez atual (90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana);
Amamentação (até 1 ano após o parto);
Uso de alguns medicamentos;
Anemia;
Cirurgias;
Extração dentária nos últimos 7 dias;
Tatuagem ou piercing – seis meses sem doar;
Vacinação – o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
Transfusão de sangue – impedimento por 1 ano;
Quem testou positivo para o Covid-19 deve aguardar 10 dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação de sangue;Quem tomou vacinas contra a Covid: Coronavac – só pode doar após 48h; Astrazeneca/Pfizer/Janssen – após 7 dias.

Para mais informações e esclarecimentos, entre em contato gratuitamente pelo Disque Sangue (0800-2820708)

pt Português
X
Open chat