Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Como manter a saúde capilar

Foto: Pexels
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

No dia 7 de abril, foi celebrado o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A data é uma ótima oportunidade para que os hábitos de saúde sejam repensados, e para que questões ligadas à saúde e bem-estar sejam refletidas.

Para ter um cabelo bonito e saudável, é importante cuidar da saúde capilar.  A exposição e agressões do dia a dia, somadas aos produtos e aparelhos que passamos no nosso cabelo, fazem com que as fibras capilares percam os nutrientes naturais.  Por isso, é indispensável pensar caminhos para repor essas proteínas que perdemos diariamente.

A rotina pode contribuir com o fortalecimento dos cabelos, tornando-os mais saudáveis. Para tanto, é importante começar pela alimentação, dando mais atenção ao que se come no dia a dia. Proteínas, vitaminas e minerais consumidos na medida correta podem influenciar diretamente no crescimento dos seus fios, por isso, busque sempre por alimentos ricos em nutrientes.

Atenção ao excesso de doces, o açúcar aumenta a quantidade de insulina no sangue, causando um desequilíbrio hormonal. Isso atrapalha o funcionamento dos folículos capilares, impedindo a entrega de nutrientes. Com o exagero, os fios passam a crescer menos e de maneira menos saudável.

Algumas pessoas podem recorrer a suplementos por conta própria e isso pode causar alterações hormonais, e até mesmo ocasionar a queda capilar. O uso desses remédios precisa ser acompanhado por um profissional de preferência médico nutrólogo, dermatologista ou nutricionista para ajudar na identificação do que é necessário repor.

Na hora do banho, procure evitar lavar o cabelo com água quente. A água fria ou morna ajuda a manter as cutículas (parte externa dos fios) fechadas, evitando a desidratação e a danificação dos fios. E durante a lavagem, o cabelo precisa receber um cuidado especial, pois é nessa hora que retiramos os resíduos acumulados e limpamos e condicionamos os nossos fios. Por esse motivo, procure usar produtos específicos para seu tipo de fio.

Depois de fazer a higienização dos fios, uma boa máscara de tratamento pode reforçar a nutrição, fortalecendo-os ainda mais. O ideal é usá-la quinzenalmente, mas para cabelos muito danificados, o processo pode ser feito uma vez por semana.

Vale lembrar, que caso utilize aparelhos que emitem calor diretamente nos fios, como secadores ou chapinhas, é importante utilizar um protetor térmico antes, que ajudam a criar uma barreira protetora.

Existem diversas opções para tratamento capilar, sendo fundamental identificar o problema e buscar a abordagem adequada com especialista.

pt Português
X
Open chat