Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

“Nossa missão é melhorar e promover as relações entre Noruega e Brasil.” O embaixador da Noruega no Brasil Odd Magne Ruud conta um pouco sobre os serviços oferecidos e as ações da Noruega no Brasil

Foto: Léo Santos
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Na última segunda-feira (11), o Jornal DR1 realizou uma entrevista com o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud, no Real Consulado Geral da Noruega, localizado em Botafogo. Odd Magne Ruud é formado em Ciências Políticas pela Universidade de Oslo, fez mestrado em Estudos Internacionais na London School of Economics and Political Science.

Entre os diversos cargos que assumiu em seu país natal, foi vice-diretor do Ministério das Relações Exteriores, e Diretor-geral no Gabinete do Primeiro-ministro. Antes de iniciar sua trajetória como embaixador no Brasil, ocupava a função de Conselheiro Sênior no Ministério das Relações Exteriores.

A Noruega moderna é caracterizada por um nível elevado de bem-estar, igualdade de gênero e estabilidade econômica. Como nação, as raízes da Noruega remontam ao século IX. O país conquistou a independência da Suécia em 1905 e desde então tem sido uma monarquia constitucional. A Constituição Norueguesa de 1814 é a segunda constituição escrita mais antiga do mundo que ainda está em uso.

A Noruega tem atualmente uma população de pouco mais de cinco milhões de pessoas. Cerca de 14% são consideradas imigrantes. A Noruega também tem várias minorias nacionais e, como resultado da globalização, tornou-se um país mais multicultural. Os Sami são o povo indígena da Noruega e o Sami é uma língua oficial na Noruega.

A Noruega foi, em várias ocasiões, classificada como o melhor país para se viver, por exemplo, pelo Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. É um dos países do mundo com maior esperança de vida, 80,6 anos para homens e 84,2 anos para mulheres. Segundo o Banco Mundial e o FMI, a Noruega tem um dos maiores níveis de rendimento per capita do mundo.

Na sociedade norueguesa existe uma estreita cooperação entre as autoridades, os empregadores, os empregados e a sociedade civil. Isto é muitas vezes referido como o “modelo nórdico”. A Noruega tem um grande sector público e, consequentemente, taxas de impostos relativamente altas. Por outro lado, os serviços de saúde e bem-estar e educação são financiados publicamente. 32,9% da população tem uma educação universitária ou politécnica.

Em entrevista, o embaixador declarou sobre os serviços oferecidos aos noruegueses no Brasil, assim como a relação entre a Noruega e o Brasil.

 

Jornal DR1: Quando veio para o Brasil? E quando iniciou o trabalho na Embaixada?

Odd Magne Ruud: Cheguei ao Brasil em setembro de 2021, mas comecei a trabalhar como Embaixador em outubro do ano passado, quando apresentei as minhas credenciais ao presidente do Brasil.

 

Jornal DR1: Qual é a importância da Embaixada da vida dos noruegueses que residem no Brasil?

Odd Magne Ruud: No dia a dia, a embaixada em Brasília e o consulado geral no Rio de Janeiro, servem para ajudar os cidadãos noruegueses a conseguirem documentos oficiais noruegueses como passaportes, certidões de nascimento e casamento. Além disso, servimos como um elo entre eles e a Noruega. Por exemplo, nas nossas eleições, recebemos os votos dos noruegueses aqui e os enviamos para as autoridades na Noruega. E em datas importantes ou festivais, como nosso dia nacional organizamos celebrações ou encontros.

Em situações especiais, como crises ou catástrofes naturais, nossa importância fica ainda maior. Nessas situações, viramos centros de acolhimento, de ajuda ou de assistência. Por exemplo, no início da pandemia da covid-19, a embaixada e o consulado geral organizaram uma evacuação dos noruegueses que estavam no Brasil, para que pudessem voltar para a Noruega, já que todos os voos comerciais foram cancelados.

 

Jornal DR1: Quais são os serviços realizados na Embaixada?

Odd Magne Ruud: A embaixada tem uma equipe de seis diplomatas e 12 funcionários locais. O consulado geral no Rio tem três diplomatas e oito funcionários locais. A nossa missão é melhorar e promover as relações entre a Noruega e o Brasil.

Cobrimos uma ampla gama de atividades, incluindo serviços consulares, visitas oficiais e empresariais e principalmente, cooperação bilateral no âmbito de proteção ambiental, por meio do Fundo Amazônia, além do programa de apoio aos povos indígenas, cooperação para desenvolvimento e promoção cultural.

Em fevereiro, tivemos a visita do nosso grande veleiro Statsraad Lehmkul aqui no Rio. A visita fez parte de um evento para promover a década de sustentabilidade dos oceanos, e o nosso esforço bilateral no âmbito do mar. Há quatro anos, a Noruega iniciou um Painel de Alto Nível para uma economia oceânica sustentável. Esse painel é uma iniciativa para criar uma maior compreensão internacional sobre a importância econômica dos oceanos e o seu estado ambiental.

Nós queremos contribuir para a conscientização e o engajamento do Brasil, nas áreas de combate à pesca excessiva e à poluição marinha. Nós queremos motivar o Brasil a se tornar um membro deste painel. A Noruega é um parceiro relevante para o Brasil na área do mar e na transição verde, principalmente no setor de energia.

Jornal DR1: Qual é o posicionamento em relação à guerra entre a Rússia e Ucrânia?

Odd Magne Ruud: Não poderia deixar de mencionar que, no momento, a Europa atravessa sua maior crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial, com a agressão da Rússia em um ataque aos valores democráticos e a liberdade. Nessa situação, o nosso papel como diplomatas também é comunicar a posição da Noruega sobre o tema e mostrar o nosso apoio às sanções, e à medida que o governo norueguês está tomando, perante o país em que servimos.

A guerra é uma violação dos direitos internacionais e dos próprios princípios da carta da ONU. As atrocidades devem ser investigadas e os responsáveis devem ser levados à justiça. Felizmente, a Noruega e o Brasil estão no mesmo lado neste conflito.

Jornal DR1: Quais são os investimentos da Noruega no Brasil?

Odd Magne Ruud: Existe um interesse grande de investimentos das empresas norueguesas no Brasil. Do novo relatório de investimentos de 2019/2020 vimos um aumento de 64%, comparado com 2017/2018. E, todas empresas que fizeram parte da pesquisa vão manter ou aumentar seus investimentos no futuro.

pt Português
X
Open chat