Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

DESCRIÇÃO X DISCRIÇÃO

Foto: Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Qual será o uso correto?

Ela é conhecida por agir com discrição (descrição) no trabalho.

DIRETO AO PONTO

Correto: Carlos fez a descrição exata do imóvel comprado.

Correto: Agradeço sua discrição relativamente a este assunto.

Quase idênticas, “descrição” e “discrição” são o típico caso em que se precisa ter atenção para não confundir uma e outra. As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. 

Descrição – se refere a uma exposição oral e escrita, bem como a uma representação e caracterização pormenorizada. Significa também uma enumeração detalhada, sendo sinônimo de exposição, apresentação, detalhamento, caracterização, representação, especificação, discriminação, entre outros.

Ex: O homem fez a descrição do assalto com muitos detalhes!

Discrição indica a qualidade de quem é discreto, prudente e modesto. Refere-se também à capacidade de discernir, bem como a um desinteresse de tudo que é alheio, sendo sinônimo de circunspecção, reserva, tato, comedimento, compostura, discernimento, juízo, arbítrio e desinteresse, entre outros.

Ela é conhecida por agir com discrição no trabalho.

pt Português
X