Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Direto de Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
O DIA DA VITÓRIA

O embaixador de Belarus, Sergey Lukashevich, promoveu encontro com jornalistas em sua residência oficial para celebrar ao Dia da Vitória, comemorado em 09 de maio, uma homenagem à memória e gratidão a todos que participaram da vitória sobre o fascismo alemão, o que inclui a participação do Brasil.

A parte mais esperada do pronunciamento do embaixador foi sobre a posição de Belarus no conflito entre Rússia e Ucrânia o qual afirmou que Belarus ainda hoje se lembra das feridas da grande guerra, e defende a resolução diplomática e pacífica de todos os conflitos, lembrando que o conflito não começou em 24 de fevereiro de 2022 sendo que as hostilidades estão acontecendo desde 2014 e durante todos esses anos Belarus tem sido a única intermediadora para a busca de uma resolução pacífica.

Destacou o acordo de Minsk (capital de Belarus) que durante algum tempo aplacou os ânimos dos envolvidos e ainda o acolhimento de mais de 170.000 refugiados da Ucrânia, sem que esse fato tenha sido explorado como propaganda política.

Falou também sobre a as sanções econômicas impostas, principalmente no que diz respeito aos fertilizantes a base de potássio, que representam uma pressão política econômica sem precedentes o que irá gerar um crise alimentar em todo o planeta, lembrando que o secretário-geral da ONU, Antônio Gutierrez em discurso ao Conselho de Segurança da ONU pediu que os fertilizantes de Belarus e da Rússia retornassem aos mercados mundiais como uma solução eficaz para o problema da segurança alimentar global.

Por final, o embaixador chamou a atenção para a construção de muros e cercas totalmente instransponíveis nas fronteiras de Belarus, dentro da floresta Belovezhskaya Pushcha, considerada o pulmão da Europa, o que impedirá o livre transito da fauna que inclui animais como os servos e os bisões, em risco de extinção, que utilizam a parte do território de Belarus param se alimentarem e se reproduzirem. 

VISITANDO BRASILIA

Elnur Mammadov, vice-ministro de negócios estrangeiros do Azerbaijão esteve em Brasília onde se encontrou com o ministro de relações exteriores do Brasil, Carlos França, para tratar do estreitamento das relações bilaterais Brasil-Azerbaijão e da situação de segurança no Leste Europeu.

Durante sua passagem em Brasília, também visitou o Palácio do Planalto onde foi recebido por uma delegação presidencial.

O ministro segue para o Rio de Janeiro onde realizará doações a uma escola municipal.

pt Português
X