Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

IMS Rio promove evento em homenagem aos centenários dos escritores Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Grandes representantes da literatura brasileira, Paulo Mendes Campos (1922-1991) e Otto Lara Resende (1922-1992) completariam 100 anos em 2022. Para celebrar o legado dos escritores, o IMS Rio promove um debate presencial na próxima terça-feira (31 de maio), às 18h. A entrada é gratuita.

Intitulado O amor não acaba: os centenários Paulo Mendes Campos e Otto Lara Resende, o evento contará com a presença do jornalista Alvaro Costa e Silva e da cineasta Helena Lara Resende, filha de Otto, além de uma fala gravada da pesquisadora Elvia Bezerra. No encontro, que será mediado pelo jornalista Flávio Pinheiro, os participantes comentarão diferentes aspectos das obras dos autores mineiros, cujos acervos estão sob a guarda do IMS.

Campos, nascido em 28 de fevereiro, e Resende, em 1º de maio, deixaram seu legado literário sobretudo na imprensa carioca. A vasta produção de crônicas de ambos registra com lirismo aspectos cotidianos, familiares e políticos de um certo Brasil da segunda metade do século 20. Além de conterrâneos, os autores compartilharam uma amizade estreita e duradoura, que incluía ainda Hélio Pellegrino e Fernando Sabino.
No debate, Helena Lara Resende falará sobre o documentário Otto, de trás pra diante, no qual assina a direção. Em fase final de produção, o filme trata da vida e obra do autor, a partir do seu acervo. Alvaro Costa e Silva, por vez, comentará a importância da crônica na obra de Mendes Campos.

Em fala gravada, Elvia Bezerra tratará do livro Otto: retrato escrito, em fase de preparação. A publicação reúne a troca de correspondência do autor com amigos, como o próprio Paulo Mendes Campos, Dalton Trevisan, Fernando Sabino, Rubem Braga e Hélio Pellegrino.
Sobre os acervos

O Arquivo Otto Lara Resende foi um dos primeiros a chegar ao IMS, em 1997.Composto por uma biblioteca de 7.097 itens, possui ainda manuscritos e datiloscritos em diferentes versões; volumosa correspondência, além de recortes de jornais e de revistas, fotografias, e obras de Millôr Fernandes, Ziraldo, Borjalo e Mira Schendel.

O Arquivo Paulo Mendes Campos foi doado ao IMS em 2011 e é formado por cerca de 55 cadernos com anotações diversas, poemas, registros de reflexões, manuscritos, correspondência, fotografias e desenhos de sua autoria.

Serviço

O amor não acaba: os centenários Paulo Mendes Campos e Otto Lara Resende
31 de maio (terça-feira), às 18h
Debate presencial com Alvaro Costa e Silva, Helena Lara Resende e mediação de Flávio Pinheiro, além da participação gravada de Elvia Bezerra
Entrada gratuita
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

21 3284.7400

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

O uso de máscaras é recomendado durante a visita ao centro cultural.

Sobre os participantes

Alvaro Costa e Silva

Jornalista desde 1988. Trabalhou nos jornais O GloboÚltima HoraJornal do BrasilGazeta MercantilA Notícia e nas revistas Manchete e Ele&Ela. Atualmente é colunista da Folha de S. Paulo. Autor do “Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro” (Casarão do Verbo, 2015).
Elvia Bezerra
Pesquisadora de literatura brasileira e colaboradora no IMS.

Flávio Pinheiro
Jornalista. Foi Editor-Executivo do Jornal do Brasil, Diretor de Redação da Veja Rio, Editor-Chefe do jornal O Estado de S.Paulo, curador das duas primeiras edições da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e por 12 anos Superintendente-Executivo do Instituto Moreira Salles. No início da década de 1990, reeditou a obra em prosa de Paulo Mendes Campos.

Helena Lara Resende
Formada em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), fez ainda curso de cinema na New York University. Entre as empresas para as quais tem trabalhado, destaca-se o Canal Futura e a Rede Globo de Televisão. Diretora do documentário Otto – De Trás para Diante.

pt Português
X