Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

INCAvoluntário: humanização, solidariedade e amor no ambiente hospitalar

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.

Em 2020, a estimativa de Câncer no Brasil, registrou nos homens 65.840 novos casos de câncer na próstata. Já nas mulheres, foram registrados 66.280 novos casos de câncer de mama.

O INCA também estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer
infanto-juvenis.

O ato de amor, alegria e carinho transforma o processo diário e faz toda a diferença para os bravos lutadores. Com isso, em 1980, houve o início da formalização do trabalho voluntário com a criação da primeira associação de voluntários do INCA.

Em 1996, a Direção Geral do INCA criou o Núcleo de Acompanhamento Voluntário (NAV). E em 2001, o NAV foi transformado em Área de Projetos Sociais e Voluntariado (INCAvoluntário) e, em 2003, houve a formalização do INCAvoluntário em Área de Ações Voluntárias, em parceria com a Fundação do Câncer.

O INCAvoluntário possui objetivos como: contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes; melhorar a autoestima dos pacientes e seus acompanhantes e apoiar para que o paciente não interrompa o tratamento por falta de recursos financeiros

O INCAvoluntário, é responsável pelo planejamento e promoção das ações voluntárias no Instituto. E conta com a colaboração de pessoas que realizam ou apoiam as suas atividades com os usuários em tratamento no Instituto.

Atualmente, a equipe do INCAvoluntário conta com cerca de 570 voluntários que realizam diariamente ações em prol dos pacientes.

O primeiro e importante passo para se tornar voluntário, é preencher os seguintes requisitos: ser uma pessoa solidária, ter animação e vontade de fazer o bem ao próximo. Caso desejar realizar atividades junto aos pacientes em tratamento no Instituto Nacional de Câncer (INCA) é necessário se inscrever no site (https://www.incavoluntario.org.br/seja-um-voluntario-no-inca/).

A área também realiza doações de itens de higiene pessoal, perucas, lenços e empréstimo de cadeira de rodas e cadeira higiênica, para que o paciente utilize durante todo o período de tratamento residencial.

Assim como, distribui cerca de 950 bolsas de alimentos por mês para pacientes em condições socioeconômicas desfavoráveis.

Para ajudar o INCAvoluntário financeiramente, basta acessar o site (https://www.incavoluntario.org.br/doacao-financeira/). Os valores variam de R$ 25 a R$ 130, além do valor livre.

O INCAvoluntário está localizado na Rua dos Inválidos, 212 – sala 902, no Centro do Rio de Janeiro.

 

pt Português
X