Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Bangu Shopping celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com programação especial no fim de semana

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Neste fim de semana, sábado e domingo, o Bangu Shopping vai celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma programação especial voltada para toda a família. A data, comemorada no dia 5, foi instituída, em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem por objetivo conscientizar a respeito da importância da preservação dos recursos naturais.

Nos dias 4 e 5 de junho, das 13h às 17h, o shopping realizará  diversas atividades com a participação de biólogos da Kombotânica, empresa parceira do Bangu Shopping no Projeto Guardiões da Horta, que mantém uma horta escola no Colégio Municipal Getúlio Vargas. Em espaço personalizado para a ação, próximo ao Boteco do Manolo, serão realizadas oficinas de bomba de sementesdistribuição de mudas e, ainda, a distribuição de saquinhos com adubo orgânico oriundo da compostagem do Bangu Shopping, que também é utilizado na horta escola do colégio.

Além disso, apenas no domingo, haverá a participação de biólogos que treinam e cuidam de aves de rapina, como falcões e corujas, que vão explicar a importância desses animais no ecossistema. Na ocasião, com a supervisão dos especialistas, o público poderá interagir e tirar fotos com as aves.

Horta escola

O Bangu Shopping traz, em seu DNA, bem-sucedidas ações e projetos socioambientais. Essas iniciativas visam desenvolver e propiciar melhores níveis de qualidade de vida para a comunidade do seu entorno. Entre as ações promovidas pelo empreendimento está o projeto Guardiões da Horta, que mantém, desde 2019, uma horta escola no Colégio Municipal Getúlio Vargas, que tem como objetivo educar para a sustentabilidade, alunos e professores da instituição para a aprendizagem sobre o plantio, o cultivo, alimentação saudável, a geração de renda ou valor através da colheita, a ressignificação de espaços e a valorização da cultura de sustentabilidade.

Atualmente, aproximadamente 100 crianças de diferentes turmas participam do projeto, além de professores e funcionários da escola. As oficinas acontecem quinzenalmente, buscando alinhar técnicas de cultivo agroecológico aos diversos temas abordados nas salas de aula. Plantio direto, adubação orgânica e aplicação de defensivos agroecológicos são as atividades preferidas dos alunos, que ficam surpresos com as histórias da etnobotânica e, com isso, passam a ter maior proximidade com a ideia de se produzir alimentos no meio urbano, em espaços reduzidos, de forma sustentável.

 Sustentabilidade no mall

Desde 2013, o shopping realiza o projeto Reciclar Bangu, que promove coleta seletiva e gerenciamento dos resíduos sólidos gerados em suas dependências. Todas as lixeiras do mall são divididas em duplas – Orgânicos x Recicláveis – e as Praças de Alimentação contam com Centrais de Bandejas adaptadas e sinalizadas para a separação de todos os materiais por tipos. Em se tratando de resíduos perigosos, o Bangu Shopping implantou um projeto de troca de óleo de cozinha usado por detergente.

Em abril, o Bangu Shopping enviou para reciclagem 77.270kg de resíduos, incluindo papelão (16.320 kg), plástico (6.181 kg), metal (1.056 kg), vidro (691 kg) e outros materiais (1.002kg). Ainda, no mesmo período, o shopping transformou 18.160kg de alimentos orgânicos em adubo através do processo de compostagem.

O Reciclar Bangu é único porque busca a criação de um círculo virtuoso onde a mudança de atitude de todos – funcionários do shopping e das lojas, os próprios lojistas e os clientes – leva a mudanças comportamentais e de valores que alimentam o convívio harmonioso e a preservação do meio ambiente.

Dia Mundial do Meio Ambiente no Bangu Shopping

Datas e horários:

  • 04/06 – Sábado – das 13h às 17h – Oficinas de bomba de sementes; distribuição de mudas e de adubo orgânico
  • 05/06 – Domingo – das 13h às 17h – Oficinas de bomba de sementes; distribuição de mudas e de adubo orgânico; Interação com aves de rapina – falcões e coruja

Local: Espaço próximo ao Boteco do Manolo

PARTICIPAÇÃO GRATUITA

pt Português
X