Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Por que o meu cabelo não cresce?

Foto: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Essa é uma pergunta que muitas mulheres se fazem ao longo do tempo, ao observarem o pouco crescimento dos fios. São vários os fatores relacionados tanto ao crescimento quanto à queda dos fios. De forma geral, podemos citar:

Genéticos: já nascemos com a predisposição genética que determina características, como tendência a ter fios mais finos, com maior chance de doenças capilares como a alopecia;

Hormonais: a ação dos hormônios influencia diretamente no bom funcionamento do organismo e qualquer alteração pode refletir nos cabelos;

Nutricionais: deficiências nutricionais, como a falta de nutrientes (zinco, cobre e ferro) pode ser a causa da queda capilar e o afinamento dos fios;E pontuais, como a oleosidade excessivado couro cabeludo, que pode provocar inflamações que levam à queda dos fios.

Os cabelos têm um ciclo de vida definido geneticamente. O ciclo capilar é dividido em 3 fases: Anágena, que é a fase do crescimento e tem duração média de 3 a 5 anos; Catágena, quando os fios se programam automaticamente para parar de crescer e entrar em fase final de crescimento e Telógena, quando os fios começam a se soltar do couro cabeludo, processo que demora em torno de 3 meses. É importante dizer que, toda vez que um cabelo cai, existe um novo nascendo no seu lugar. Esse ciclo mostra que todos os dias alguns cabelos caem, mas voltama crescer por um processo natural. Em relação ao crescimento,o comprimento dos cabelos é uma característica pré-determinada geneticamente. Assim, existem pessoas que têm, naturalmente, maior facilidade para ter cabelos compridos, enquanto alguns indivíduos sentem o crescimento mais lento dos fios.No entanto, é importante dizer que isso não significa que algumas pessoas estão fadadas a ter cabelo curto para sempre. Atualmente, existem inúmeras opções de tratamentos que ajudam a potencializar o crescimento dos fios.A consulta com um especialista é fundamental para orientar quais são os melhores procedimentos em cada caso.

pt Português
X