Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Recicla Orla promove série de debates sobre sustentabilidade nesta quarta

Foto: Divulgação Recicla Orla/Maurício Pereira
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Prestes a comemorar três anos desde sua fundação, o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio com a startup Polen, vai realizar uma série palestras buscando estimular o desenvolvimento sustentável. No dia 08 de junho, o projeto vai promover uma série de debates com especialistas de diversas áreas como de estratégia e valoração de resíduos, financiamento de projetos de economia circular e de crédito de carbono. O evento acontecerá no salão de convenções do Hotel Fairmont, em Copacabana, e terá com transmissão ao vivo pelo canal doYoutube através do link: https://www.youtube.com/orlarioYoutube da Orla Rio  

“Casamos as celebrações do aniversário do Recicla Orla com a Semana Mundial do Meio Ambiente para comemorar da melhor forma, fazendo uma grande ação promovendo a conscientização e disseminação de informação. Esse evento é muito importante para nós, não só pela data, mas também como uma grande preparação para a RIO+30, sensibilizando empresas e público sobre o tema e comprovando que é possível o desenvolvimento sustentável”, diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
O ciclo de palestras terá painéis como Turismo e Sustentabilidade com João Dias, gerente de sustentabilidade da Accor América Latina; Bolsa de ativos ambientais com Chicão Bulhões, advogado e ex- Secretário de desenvolvimento econômico, inovação e simplificação da cidade; Estratégias para o desenvolvimento da Economia Circular no Estado do Rio de Janeiro com João Leal, superintendente de desenvolvimento econômico sustentável do Estado do Rio de Janeiro, Irlaine Alvarenga Cidade, superintendente de sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro e Flavio Lopes, presidente da COMLURB e sobre Praticagem contra a poluição nos oceanos, com Everton Schmidt, CEO Praticagem RJ;

As mesas redondas terão mediação do Danilo Maeda, head da Beon Estratégia ESG, e todas as palestras serão transmitidas ao vivo de forma gratuita pelo canal do Orla Rio no YouTube.

No mesmo dia, o Recicla Orla e a Orla Rio vão apoiar o evento, #VemProAbraço, um mutirão de limpeza por toda praia de Copacabana, a partir das 12h. Com 25 postos espalhados na areia, a iniciativa vai ser realizada pela ONG Route Brasil e terá equipe e toda a rede de voluntários do Recicla Orla, que ainda darão um grande abraço na praia de Copacabana.

Sobre o Recicla Orla

O Recicla Orla é um projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos descartados na orla do Rio. Criado em 2019 pela Orla Rio em parceria com a Polen, startup de sustentabilidade, e com apoio do iFood, o projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária localizados nos quiosques da orla. Desde o início do projeto já foram recicladas mais de mil toneladas de materiais como plásticos, papéis, vidros e metais. Atualmente, são 56 PEVs distribuídos pelos quiosques do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon e a previsão é de expansão para a Barra da Tijuca ainda neste ano.

 

Agenda:

08/06

Mutirão de limpeza – Copacabana

Horário: das 12h às 14h

Local: Praia de Copacabana
Ciclo de Palestras da Semana do Meio Ambiente

14:00 às 14:20 Turismo e Sustentabilidade

João Dias – Gerente De Sustentabilidade Accor América do Sul
14:20 às 15:00 Tecnologias e soluções para a economia circular:

Lucas Faveri — Diretor Biosector Recicláveis

Eduardo Lima — CEO da EVA Energia

Alexandre Mendes — Diretor de Saneamento do Instituto Rio Metrópole
15:00 às 15:20 Bolsa de ativos ambientas

Chicão Bulhões – Advogado e ex Secretário de desenvolvimento econômico, inovação e simplificação da cidade
15:20 às 16:00 Estratégias para o desenvolvimento da Economia Circular no Estado do Rio de Janeiro

João Leal — Superintendente de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Rio de Janeiro

Irlaine Alvarenga Cidade — Superintendente de Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro

Flavio Lopes — Presidente da COMLURB
16:00 às 16:20 A Praticagem contra a poluição nos Oceanos

Everton Schmidt — CEO Praticagem Rio
16:20 às 17:00 Experiências do setor produtivo na aplicação da Economia Circular

Camila Borges – Especialista de Sustentabilidade iFood

Leonardo Soares — Presidente CEDAE

Amando Varella — Co-CEO Papirus
17:00 às 17:20 Painel Logística Reversa e Economia Circular — Case Polen

Renato Paquet — Fundador e CEO Polen
17:20 às 18:00 Regulamentações federais — Mercado de Carbono e Certificado de Crédito de Logística Reversa

Gustavo Pinheiro — Diretor Instituto Clima e Sociedade

Renata Vilarinho — Diretora Polen

Luiz Gonzaga — Presidente da ABETRE

Transmissão gratuita via link

pt Português
X