Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Renato Teixeira: compositor de grandes clássicos da música

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Renato Teixeira de Oliveira é um compositor, cantor e músico brasileiro. Teixeira é autor de conhecidas canções, como “Romaria” (grande sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977), “Tocando em Frente” (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), “Dadá Maria” (em dueto com Gal Costa), “Frete” (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo, além de “Amanheceu”, também criou, junto com Sérgio Mineiro e Sérgio Campanelli o jingle “Balas de leite Kids”, entre outros.

Em 1990, apresentou o programa Tom Brasileiro na Rede Record, no qual, além de cantar, apresentava artistas que valorizavam a música nacional.

Renato Teixeira compôs a música “Rapaz caipira”, como crítica à atual música sertaneja de consumo, fazendo renascer a expressão “música caipira”. É um defensor aberto da música de raiz, caipira, que ainda sobrevive apesar dos desvios da música sertaneja. Em 2010,  gravou Amizade Sincera em parceria com seu amigo de longa data e outro bastião do gênero caipira, Sérgio Reis. Também compôs uma canção com Victor Chaves, da dupla Victor & Leo.

Em dezembro de 2015, Renato Teixeira e Almir Sater lançaram o álbum AR nas plataformas digitais. Apesar de parceiros musicais e amigos de longa data, foi a primeira vez que os artistas realizam um projeto juntos. Gravado entre o Brasil e Nashville, Estados Unidos, com produção do norte-americano Eric Silver, o álbum traz 10 músicas inéditas compostas pela dupla. Os artistas navegam pelas vertentes do country ao folk, sem perder sua essência, agregando ao purismo da música caipira e seus ritmos genuínos.

Por este álbum, Almir e Renato ganharam em 2016 os prêmios de melhor dupla regional na 27.ª edição do Prêmio da Música Brasileira e de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras no 17º Grammy Latino. A música do álbum “D de Destino”, composta por Almir, Paulo Simões e Renato, foi indicada ao prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa do Grammy.

Neste ano, Renato Teixeira lançou single com o filho Chico Teixeira dias antes de aparecer na novela Pantanal (TV Globo), em participação especial como o peão Quim, personagem que foi de Chico na primeira fase da trama escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1990 e atualizada por Bruno Luperi para o remake exibido neste ano.

O single ‘Amizade sincera’ une Chico Teixeira e Renato Teixeira em gravação da fraterna canção apresentada originalmente por Renato em 1981 no festival MPB-Shell (TV Globo) ao lado de Dominguinhos (1941 – 2013).

pt Português
X