Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Site conscientiza consumidor sobre reciclagem e indica locais próximos para coleta de materiais

Foto: Pexels
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

O site Rota da Reciclagem está de cara nova. Elaborado há quase quinze anos pela Tetra Pak, fabricante de embalagens longa vida, para indicar ao consumidor os locais mais próximos para o descarte dos resíduos recicláveis gerados dentro de casa, agora o site passa a funcionar como um canal que traz informações gerais sobre a indústria recicladora.

“O objetivo principal continua sendo o de indicar cooperativas, comércios e pontos de entrega voluntária mais próximos para o descarte de itens recicláveis como as embalagens longa vida, mas entendemos que ainda há um trabalho importante de conscientização da população que pode ser feito por meio de conteúdos”, explica Valeria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul. Hoje, o Rota da Reciclagem conta com mais de 4.500 pontos mapeados em todo o Brasil para a entrega de materiais.
Dentre as novidades da nova versão do site está a aba “Coleta Seletiva”, em que é possível identificar quais tipos de produtos são recicláveis, quais são orgânicos e quais têm um descarte diferenciado (a exemplo de pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos). Já na aba “Mundo da Reciclagem”, o usuário aprende como ocorre a separação das camadas que compõem a embalagem longa vida (papel, plástico e alumínio) e no que esses materiais se transformam se descartados corretamente.

“Sabemos o quanto facilitar o descarte correto pode ser uma forma de motivar a separação dos resíduos recicláveis e fazer com que isso se torne um hábito. Por isso, nosso orgulho em reformular uma plataforma tão importante para nós e deixá-la ainda mais interessante e útil para os consumidores”, informa Valeria.

Atualmente, a Tetra Pak atua com mais de 30 indústrias recicladoras em diferentes regiões do País. Quando direcionadas para reciclagem, as caixinhas pós-consumo servem de matéria-prima para a fabricação de uma variedade de produtos, como peças de bicicletas, pisos, telhas, móveis, dentre outras possibilidades. Em 2021, cerca de cem mil toneladas de embalagens da Tetra Pak foram direcionadas para reciclagem.

pt Português
X