Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Afim x A fim de

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Patrícia Gouveia, administradora de um condomínio de escritórios, convidou profissionais para participarem de uma reunião cuja pauta seria: 

Os cuidados coletivos que o bom convívio em sociedade exige, principalmente na área da Saúde.”

 Enviou um recado a todos os frequentadores do condomínio:

“Estamos convidando a todos os profissionais do condomínio e profissionais da área da Saúde para um bate papo sobre boas condutas, visando o bem estar coletivo.  Caso haja em seu escritório um profissional de área afim à saúde, favor entrar em contato com a administração.”

João Carlos, ao ler o convite, chamou logo sua colega e disse:

– Não entendi! Como assim? A fim de quê?

Carminha, calmamente, explicou:

– Você realmente não entendeu. Áreas afins são profissionais que trabalham, neste caso, em qualquer profissão da área da saúde, como médicos, infectologistas, psicólogos etc. Áreas afins!!!

DIRETO AO PONTO

Errado: Este profissional tem uma atividade “a fim” à área da educação.

Certo: Este profissional tem uma atividade “afim” à área da educação.

  • adjetivo AFIM expressa a ideia de afinidade, de aproximação, de convergência entre duas ideias, fatos, pensamentos ou situações. Usa-se quando, dois ou mais elementos possuem, entre si, relação de afinidade, semelhança. Plural: afins.

Ex: Sílvia e Beto possuem um gosto musical afim.

  • “A FIM DE” é uma locução prepositiva e expressa a ideia de finalidade, ou seja, indica o objetivo pelo qual se exerce uma determinada ação.

Ex: Hoje não estou a fim de sair.

pt Português
X